Cansada dos prejuízos acumulados nos últimos meses, a direção da Panasonic no Japão tomou uma decisão radical: vai entrar na guerra de preços contra seus concorrentes chineses, coreanos e indianos. A notícia saiu esta semana no insuspeito The Wall Street Journal, sem merecer muita atenção; a ser confirmada, será um marco na indústria eletrônica: até hoje os fabricantes japoneses vêm evitando a todo custo essa competição desenfreada, em que o fator preço torna-se o principal impulsionador de vendas, muitas vezes em prejuízo da qualidade.

Diz o jornal que, diante da recessão japonesa, a Panasonic agora aposta nos chamados mercados emergentes: Rússia, Brasil, Turquia, Indonésia, China, México, Nigeria e os países mais pobres da própria Ásia. Nesses mercados, raciocinam os executivos da empresa, recursos avançados e design sofisticado não contam muito; vale mais o preço! O plano é reduzir o número de componentes dos produtos, cortar custos de desenvolvimento, desenhar e fabricar localmente. “Vamos ter que mudar totalmente a forma como pensamos os produtos”, admite Hitoshi Otsuki, diretor da divisão internacional do grupo. “É impossível competir apenas com idéias desenvolvidas no Japão ou com design japonês”.

Dentro desse novo esquema, a filial brasileira, por exemplo, ganharia mais poderes para desenvolver aqui mesmo os produtos destinados ao País – e até mesmo terceirizar o design, quando for o caso. Sairia mais barato do que pagar os altíssimos salários japoneses. Pelos cálculos da Panasonic, os mercados emergentes somados deverão ser maiores do que EUA e Europa, por volta de 2013. Depois de dois anos consecutivos de prejuízo, esta pode ser uma boa estratégia a longo prazo. O problema, como lembra um analista de mercado citado pelo jornal, é: “Você pode destruir toda a sua rentabilidade antes de obter qualquer lucro”.

Ou seja, é uma aposta arriscada.

12 thoughts on “Produtos para o Terceiro Mundo

  1. ESSA FOI DEMAIS DA PANASONIC. Sei que todos os produtos top não vem para o Brasil pois la no fundo devem considerar o pais da pobreza e agora colocaram a gente ainda mais abaixo , e enviarão produtos com menos recursos avançados possiveis!!! Pra quem é apaixonado por tecnologia como eu, fico muito triste.Por outro lado, dei sorte, ainda bem que já adquiri a plasma viera full hd de 58′ PZ800 ,um verdadeiro cinema , espetáculo em qualidade de imagem!!!OBRIGADO!!!

  2. É isso aí,produtos pobres para os pobres,adeus Neo PDP…

  3. Isso ja esta acontecendo agora em 2009. É só ver o que a Panasonic esta lancando esse ano: TV 42″ HD “capada”, painel NeoPDP Lite, diminuicao de conexoes, menos recursos, entre outras coisas.

  4. POR ISSO Q TEMOS Q BOICOTAR ESTAS MARCAS BARBANTES. SOMOS EMERGENTES MAS QUEREMOS TECNOLOGIA E QUALIDADE. VAMOS COMPRAR SONY,PIONEER, LG E PHILIPS. ESTAS MARCAS SIM INVESTEM EM TECNOLOGIA, RECURSOS E QUALIDADE. OU ENTÃO VAMOS COMPRAR IMPORTADOS E FAZER COM QUE AS EMPRESAS BRASILEIRAS ACORDEM E PEDALEM.
    O NEGÓCIO É NÃO INCENTIVARMOS OS CARAS VENDEREM OS LIXOS AQUI NO BRASIL.

  5. Realmente, a Panasonic não aguentou e abriu as pernas como uma garota de programa faz, ou seja o menor preço por qualidade baixa, relamente devemos boicotar empresas que pensam e agem dessa forma com a gente, temos condições sim, de comprar produtos de alta qualidade. Agora o fato é que para eles não falirem eles vão jogar na linha de produção o que deveria ir para o lixo, em nossas casas.A panasonic me decepcionou muito, somos formadores de opiniões, e não toleramos esse tipo de comportamento com a gente. Não somos segunda llinha ou lixo para ter q aceitar o mesmo. BOICOTEM A PANASONIC JÁ!!!!!!

  6. chamar a Panasonic de marca barbante mostra como não entendemos nada de tecnologia.

  7. Não, xará. A Panasonic não é uma marca barbante, mas a sua atitude é de uma empresa marca barbante, pois acha que apenas baixando o preço dos produtos via rebaixamento da qualidade fará aumentar a sua participação no nosso mercado e, consequentemente, melhorar os seus lucros.

  8. Olá amigos que acima fizeram seus comentários .
    Com todo respeito a opinião de cada um , mas a marca panasonic traz para o Brasil tvs com o preço um pouco “salgado” isso porque em termos de conecções e principalmente quando se trata em qualidade de imagem e falando da plasma FULLL HD PZ800 de 58’é surpreendente ; O PLASMA É INFINITAMENTE MELHOR, EM TUDO: colorimetria, contraste, nitidez, tempo de resposta e até em qualidade na reprodução de conteúdos de baixa resolução, como filmes em DVD.
    Atenção amigos ; não é apenas a minha colocação e sim de vários expecialistas no assunto e eleita como a melhor tv do mundo em gualidade de imagem .Ver essa tv ligada é ficar surpreso!!!
    Acredito que essa atitude da panasonic é pelo fato de que muitas pessoas(com exceções)não dão preferencia a qualidade de imagem e seus recursos e sim a ‘preço’,e por isto vai mudar, como matéria apresentada por Orlando Barroso .

  9. Nós que gostamos de produtos top de linha não iremos aceitar essa desfeita da Panassonic, se quizerem depositar lixo que depositem em outro local, aqui no Brasil não!

  10. Infelizmente ainda não dá para escapamos das consequências nefastas de sermos um país de terceiro mundo, resultado também da nossa própria incompetência política e econômica… temos muito que aprender antes de sairmos deste patamar inferior…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *