CAPA 159Pois é, como prometido, a edição de agosto da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL tem como matéria de capa mais um teste comparativo exclusivo. Se na edição de julho havíamos mostrado as diferenças entre as várias fontes de imagem de alta definição disponíveis no Brasil (discos Blu-ray, TV paga HD, TV aberta), agora a comparação foi entre os dois principais tipos de display à venda: plasma e TV de LED.

Convido os leitores a conferir os detalhes, mas aqui vão alguns “melhores momentos”. Antes, é bom esclarecer certas dúvidas que leitores têm manifestado. Existem, na verdade, dois tipos de TVs de LED: os que produzem a imagem a partir desse componente (Light-Emitting Diode, ou “diodo emissor de luz”); e os que simplesmente substituem o painel de luz traseiro (backlight) com leds em lugar das lâmpadas fluorescentes tradicionais. Há ainda uma outra diferença, mais sutil: alguns fabricantes – caso da Samsung, que já lançou no Brasil sete modelos – colocam os leds apenas no entorno do gabinete, usando um conjunto de lentes e/ou espelhos para direcionar os feixes de luz. Outros – como a Sony, que por enquanto só lançou aqui um modelo – monta o painel de backlight inteiro com leds, o que segundo alguns experts oferece melhores resultados. Sinceramente, teremos que comparar lado a lado as duas espécies para chegar a uma conclusão.

O TV de LED da Samsung é um LCD que utiliza leds em vez de lâmpadas, o que proporciona uma série de benefícios em relação aos LCDs convencionais: brilho mais intenso e firme, cores mais estáveis, melhores níveis de preto, menor consumo de energia, menos aquecimento do gabinete. Comparado com o plasma da Panasonic, lado a lado e reproduzindo os mesmos conteúdos gerados pelas mesmas fontes (player Blu-ray, videogame e receptor digital de TV paga), o LED ganhou nos itens brilho, nitidez e consumo (este, na verdade, foi aferido empiricamente, a partir do aquecimento do display). Mas perdeu nos itens que considero mais importantes: contraste, ângulo de visão e reprodução de imagens em movimento (a chamada refresh rate, ou “taxa de renovação”). O LED naturalmente ganha na espessura (2,9 contra 9,9cm do plasma), e ambos empatam na clareza das cores.

Na prática, essas diferenças não são fáceis de perceber. Com certeza, o consumidor leigo terá dificuldades de identificar a superioridade de um ou de outro, na loja. Mas a avaliação feita por nossa equipe pode ajudar muito. Pelo menos, é o que esperamos. Alguém já leu?

53 thoughts on “LED vs. plasma, a batalha

  1. O problema eh que nas lojas a claridade eh muito grande e isso favorece lcds e leds.O plasma eh superior,mas para percebermos isso,precisamos controlar a luminosidade do ambiente,caso contrario a tela reflectiva do plasma vai decepcionar o sujeito.Eu como adoro cinema dei a maior sorte quando adquiri a new plasma da lg.Um espetaculo.Valeu cada centavo.Quando vou assistir um filmao,corro para fechar as cortinas.Surra em qualquer led.Surra ate nas salas de cinema da minha cidade.So alegria.

  2. Bom, tenho uma Tv de plasma de 50′ e uma de led de 40. Percebo claramente que as cores na de plasma são mais reais. A de led dá a impressão de fornecer imagens mais nítidas. O resto, a olho nu e sem conhecimento técnico fica difícil de perceber. Mas a de plasma só mostra suas vantagens em ambientes pouco iluminados. Pra sinal de Tv digital ainda prefiro a plasma…

  3. Realmente, a Plasma é Superior. Tenho a 42PQ30R e está para inventarem uma LCD ou LED superior. O engraçado que o pessoal acha a LCD superior, claro sem ter comparado, apenas porque alguém falou e pronto. Mas acho isso bobeira, temos que estudar e ter base para falar algo, logo eu testei todas e digo Plasma ganha fácil e ainda é mais barata que LED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *