Kodak OLED 

 

Não sei se é boa ou má notícia, mas confirmando o que comentamos aqui na semana passada sobre as marcas que tendem a desaparecer, a Kodak anunciou na última sexta-feira que está vendendo sua divisão de painéis OLED para a coreana LG. Não foram revelados valores, mas não deve ter sido pouco: a Kodak foi simplesmente a inventora da tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode), ainda nos anos 70, e ganhou muito dinheiro com ela. O problema é que está descapitalizada. Embora tenha sido inovadora no passado (vejam este vídeo), sucumbiu à revolução digital e agora precisa fazer caixa.

Como já citamos algumas vezes neste blog, os displays OLED podem ser o futuro da indústria de TVs. Em termos de brilho, cores, contraste e economia de energia, superam de longe tanto os LCDs quanto os plasmas. Já são usados em larga escala em aparelhos portáteis, como celulares, câmeras e notebooks (como este da foto), mas ninguém ainda encontrou uma forma eficiente para produzir telas grandes com esses painéis. A Sony lançou seu modelo de 11″ (vejam aqui o teste), e a própria LG está prometendo um de 15″ ainda para este ano. A Samsung já exibiu em eventos um exemplar de 31″, mas não tem previsão para colocá-lo no mercado.

Com certeza, a idéia da LG é utilizar toda a experiência da Kodak nesse campo para se posicionar solidamente quando os TVs OLED forem viáveis. Quando será isso? Desculpem, mas a resolução de minha bola de cristal não está lá grande coisa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *