Cerca de dois anos atrás, comentávamos aqui – aliás, todo mundo comentava – sobre a necessidade de conversores para captar o sinal digital das TVs abertas. Empresas como Philips, Positivo e Semp Toshiba, só para citar as maiores, entraram firme no segmento, sem saber o que aconteceria com o Ginga, a plataforma de interatividade que fazia parte do padrão brasileiro SBTVD. Pois hoje praticamente o conversor não existe mais.

Segundo o site Convergência Digital, os fabricantes estão em compasso de espera. Foram atropelados pela indústria de televisores, que acabou incorporando o conversor dentro dos TVs, e pelas operadoras de TV paga, que oferecem o sinal das redes abertas junto com a programação fechada. Ou seja, o conversor só faz sentido se for possível vendê-lo com o Ginga, aliás DTVi, novo nome da interatividade brasileira. E quem vai se arriscar, sabendo que ainda não há unanimidade em torno do DTVi?

São coisas de um processo que já começou errado, lá atrás, quando houve uma briga política entre os padrões de TV Digital, lembram-se? Prometeram-se coisas como interatividade e multiprogramação, que na verdade ninguém sabia como fazer. E esqueceram-se que o padrão de interatividade da TV fechada (o europeu DVB) é incompatível com o da TV aberta.

E aquele ministro que prometia conversor com Ginga a R$ 200 agora vai virar governador… Deve ser um dos poucos que saiu ganhando nessa história.

4 thoughts on “Conversores: alguém se lembra?

  1. Pois é, cái nessa. Comprei um Proview. verdadeiro protótipo bomba ambulante. Nunca funcionou mais que 3 meses, já foi trocado 3 meses, trava constantemente e tem uma recepção péssima.
    Comparado a uma panasonic com conversor integrado que tenho, dá pena do bichinho, de tão ruim que é.

  2. Já passa da hora das fabricantes e anunciantes deixarem de usar o termo “com conversor digital integrado” e passar a usar o termo “com sintonizador de sinal digital integrado”, não?

    Outra, seria bom que alguma empresas tomassem vergonha na cara na hora de fazer propaganda de suas antenas externas dizendo que as mesma captam o sinal VHF, o UHF, FM (em alguns casos) e o sinal da TV Digital. Até onde eu sei o sinal digital é transmitido via UHF, então pra quê essa besteira toda em volta do sinal digital?!

  3. Tá de sacanagem, nem temos ainda a tv digital e estão querendo tv interativa…
    Moro na Zona Oeste do Rio de Janeiro (umas das primeiras cidades a ter tv digital) e nem sinal da tv digital e olha que já faz mais de 2 anos de inauguração com direito a placas comemorativa e coletivas do Ministro Hélio Costa com Governador , Prefeito e puxa sacos e isso se repete em toda cidade que ele diz já ter tv digital não chega a 10% da população, no Rio só o Centro da Cidade e alguns bairros próximos (A Zona Oeste tem a repetidora Mendanha que transmite 2 canais (Globo e SBT)e só Deus para saber se teremos todos os canais da transmissão digital na Copa 2014 já que está a passos de tartaruga e o Governo Federal anuncia que é só comprar o conversor, MENTIRA e assim ele vai enganando a população, A TV DIGITAL cheia de interferência, imagem parada, travada, pixelada, imagem sem sincronia com o áudio e outros defeitos…
    Não sou Ministro, não tenho Faculdade mas o correto seria para a ANATEL liberar o canal da tv digital, primeiro a Emissora tinha que colocar antenas repetidora EM TODO O ESTADO e após o teste ok autorizar a entrada do sinal digital naquela cidade e não como estão fazendo, meia dúzia de pessoas pegam o sinal digital e eles dizem que a Cidade do Rio de Janeiro já tem transmissão digital, tá de sacanagem, o nome disso é INCOMPETÊNCIA da ANATEL, das EMISSORAS e do MINISTRO que alardeiam que a tv digital é um sucesso e na verdade nem decolou. Hélio Costa foi eleito Governador, agora é que a coisa não anda mesmo.

  4. Olá Hildebrando, apenas esclarecendo: Helio Costa – felizmente – não foi eleito governador. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *