Comentei aqui ontem sobre o Geek Squad, grupo de instaladores “de elite” da rede americana BestBuy, e eis que a agência Associated Press informa um plano mirabolante da Microsoft que vai exatamente nessa direção. A empresa destacou seus “gurus” para percorrer as duas maiores redes de eletrônicos dos EUA (Circuit City e a própria BestBuy) e ajudarem os consumidores a comprar melhor seus computadores.
Bem, “gurus” é o nome que a MS dá aos técnicos treinados – serão 155 deles, nesta primeira fase – para oferecer orientação aos usuários, não apenas sobre produtos da própria MS, mas sobre informática em geral. A idéia é que, agindo assim, eles façam a cabeça dos clientes para adotarem os produtos da empresa.
A notícia me fez lembrar o que vi na loja da Apple de Londres, que visitei 15 dias atrás. Só vendo mesmo para crer! Além do layout absolutamente envolvente, a loja atrai pela informalidade. Você entra e já encontra um computador à disposição para usar como quiser. Pode ficar ali horas navegando na internet, jogando, baixando músicas no seu iPod ou iPhone. E há sempre um consultor da loja por perto, para tirar dúvidas. Vi grupos de crianças brincando com games como se estivessem em casa (foto). Com certeza, saem de lá querendo ter um Mac ou iPhone.
Não conheço a loja da Apple de Nova York, que foi a primeira do gênero, mas imagino que seja semelhante. Um show de marketing e design. Que nem precisa de gurus.

Isso LÁ, por que AQUI, somos tratados como lixo. Quer saber como é? Vá à Apple Store da FNAC Campinas (Shopping Dom Pedro). Os gadgets ficam travados, não dá para ver quase nada neles, e não há um cristão à disposição para tirar nossas dúvidas.
Péssimo…
Orlando, todas as lojas da Apple nos EUA funcionam da mesma maneira. Conheço as de New York, Las Vegas e de Honolulu. Você pode usar os computadores como quiser. A rede Wi-Fi das lojas é, também, totalmente aberta. Inúmeras vezes levava meu telefone Skype, que utiliza rede Wi-Fi, para perto destas lojas, para falar com o Brasil. Agora, que estou em viagem a Honolulu, Havaí, utilizei do mesmo artifício para falar com meus contatos no Brasil sem problemas. Também utilizei os computadores da loja para ver meus emails e navegar na internet. Tudo é livre e os computadores estão recheados de programas.