Acaba de ser divulgada a mais recente pesquisa da Futuresource, empresa britânica que periodicamente analisa as tendências da indústria eletrônica em todo o mundo. Seu principal veredicto é que, no máximo em dois anos, 80% de todos os televisores serão do tipo Smart (em 2011, foram 27%). No Japão, esse número já é de 59%; no Brasil, a estimativa é que alcançaremos 40% ao final deste ano.

Dizem os pesquisadores que só agora os usuários começam a entender, de fato, os benefícios de ter um TV conectado à internet, e que isso é particularmente atraente para pessoas que não estão familiarizadas com computadores (a maioria). Com os fabricantes acrescentando conectores Wi-Fi a 60% dos TVs a partir de 32 polegadas, é apenas questão de tempo para mais consumidores adquirirem o hábito.

Mais alguns dados da pesquisa que merecem análise. TVs LCD com painel de leds tomarão conta de 90% do mercado mundial até 2015, quando começarão a sofrer a concorrência dos OLEDs. Já os TVs 3D, que representaram cerca de 7% das vendas no ano passado, devem chegar a 50% daqui a três anos. Um dos pontos interessantes que a pesquisa identificou (aliás, como comentamos aqui algumas vezes): na maioria dos países, os consumidores perceberam que vale a pena comprar um TV 3D ainda que não pretendam, de imediato, assistir a esse tipo de conteúdo. Para reproduzir imagens tridimensionais, os TVs precisam ser equipados com circuitos de processamento mais avançados. Com isso, a qualidade geral de seu desempenho é superior, justificando o preço mais alto.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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