Estudo divulgado nesta quarta-feira pela DisplaySearch, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa da indústria eletrônica, confirma – com números variados – o que a maioria dos especialistas suspeitava: os TVs 3D já ocupam uma parcela respeitável do mercado mundial, embora muitos tenham se decepcionado com eles. O relatório trimestral sobre TVs de tela grande mostra que, ao final de 2011, tinham sido vendidos 21,2 milhões de modelos 3D, o que equivale a 10% do total.

Detalhe importante: estamos falando apenas de TVs LED-LCD; plasmas ficaram fora desse levantamento (o que não muda muita coisa, considerando que os LEDs representam hoje cerca de 90% das vendas mundiais). Dentro desse universo, os modelos que utilizam óculos ativo responderam por 62% das vendas de 3D, contra 38% dos passivos (FPR – Film Patterned Retarder), o que pode ser atribuído ao fato de haver mais fabricantes promovendo os primeiros. Os TVs com óculos passivos, no entanto, mostram melhores perspectivas de crescimento, pois têm preços mais baixos, em média.

Para 2012, estas são as estimativas da DisplaySearch:

138% será o crescimento dos TVs 3D

50,4 milhões será o número de aparelhos vendidos até o final do ano

5 milhões deles serão do tipo passivo (FPR)

5,5 milhões serão dos que usam óculos ativo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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