É incrível, mas um comentário que fizemos aqui em fevereiro de 2008, sob o título “A Sharp Está Voltando, até hoje continua dando repercussão (é o segundo item na busca do Google). Na época, o grupo japonês preparava seu retorno ao mercado brasileiro, após a quebra da Sharp do Brasil, pertencente ao Grupo Machline, ainda nos anos 1990. A falência deixou na mão milhares de consumidores, que continuam sem ser ressarcidos e – pior – sem resposta da empresa ou das autoridades responsáveis.

Muitos deles nos escrevem pedindo orientação, e já o fizemos numa nota publicada em outubro de 2010, quando o leitor Marcio Adriano Araujo nos fez a gentileza de informar: a empresa atende em Manaus, pelos telefones (92) 3613-1768 e 3613-6734, onde inclusive há um síndico da massa falida, atendendo não apenas a queixas de consumidores, mas também a reclamações trabalhistas (muitos ex-funcionários não receberam suas indenizações).

Em maio do ano passado, comentamos aqui sobre a situação da marca Sharp, que não é mais dos Machline e foi (re)assumida pela Sharp Corporation, em parceria com o grupo japonês Mitsui, em 2007. O projeto, no entanto, esbarrou na crise econômica de 2008 e não foi à frente. Em 2011, o Mitsui tentava retomar as atividades da Sharp no Brasil, que inclusive fornece informações por este site.

Temos aí, portanto, pelo menos alguns canais de comunicação para os que foram prejudicados. Espero que tenham sucesso – embora, considerando os antecedentes, seja difícil de acreditar.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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