yoani_graffiti.jpgO título acima está propositadamente incorreto. Melhor seria dizer “contra Castro” (ele mesmo, Fidel) e seus comparsas. A história de Yoani Sanchez (foto) e seu blog Generacion Y é, no mínimo, comovente. Tida como a mais famosa blogueira cubana, ela acaba de ser censurada pelo governo comunista da ilha, que deve achar seus posts incômodos demais.

Pura bobagem. Yoani conseguiu driblar a censura e continua editando seus comentários libertários para que o mundo inteiro leia e comente (só hoje, há mais de 1.200 comentários listados). Yoani conta que os censores cortaram a luz de sua casa, em Havana, e simplesmente a proíbem de sair, além de não deixar entrarem seus amigos. Dentro do país, é praticamente impossível acessar seu blog. Em seu texto mais recente, ela ironiza: “Essa repressão é tão inútil que dá pena, e tão fácil de burlar que se transforma em incentivo”.

Corajosa, minha colega blogueira ri de si mesma ao contar que vem sendo ingênua por tentar escrever livremente numa cidade como Havana. “Com meus 32 anos impertinentes, já estou merecendo um corretivo”.

Espero sinceramente que nada de mal lhe aconteça. O regime cubano já matou tanta gente que não lhe custaria nada mais uma vítima. E que o exemplo de Yoani se prolifere, no mínimo para comprovar que a internet pode ser uma grande aliada contra todo tipo de opressão.

Para quem quiser acompanhar o trabalho de Yoani, eis o link.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *