pic10_ftec_smartbook-with-kids.jpgDeve ter sido uma festa para as crianças de Kuala Lumpur, na Malásia, ao receberem em sua sala de aula os primeiros exemplares do Netbook, nome genérico do primeiro notebook totalmente desenhado pela Intel. Aconteceu nesta 3a. feira (foto), segundo o excelente site Engadget, e a idéia da empresa é que a festa se repita por outros países do Terceiro Mundo.

netbook_2.jpgSão modelos de 7″ e 9″, pensados para uso em escolas (mas não só: a Intel visa também o público da terceira idade, donas-de-casa e iniciantes que têm pouca familiaridade com computadores). Dois fabricantes foram licenciados para o projeto: a FTEC (da Malásia) e a americana CTL (www.ctlnotebooks.com). São, portanto, aparelhos simples de operar – embora nem tanto em termos de recursos.

Que tal? Memória RAM de 512Mb, conexão WiFi b/g, disco rígido de 40Gb, Windows XP e Linux OS já instalados, entrada USB 2.0 e webcam embutida. Nada mal. O preço gira em torno de 400 dólares.

Bem, ainda está longe do notebook de 100 dólares, delírio do dr. Negroponte. Mas talvez estejamos, finalmente, diante de uma opção popular e eficiente. Confesso que torço para dar certo.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *