Os principais fabricantes japoneses de eletrônicos divulgaram seus números parciais referentes ao ano de 2008. E, pelo jeito, quase ninguém está se salvando da crise mundial. A Panasonic informa queda de 4% nas vendas globais no terceiro trimestre do ano, enquanto a Toshiba relata que vendeu menos 7%. Pior é a situação da Pioneer, com 17% a menos, o que acabou resultando na demissão de seu presidente, Tamihiko Sudo. A Sony, como se sabe, anunciou dias atrás o corte de 16.000 empregos para se acomodar às vendas decrescentes. A Sharp, graças aos TVs LCD, é a única que comemora um aumento (12%).

A crise está forçando um reposicionamento das empresas japonesas, diz o jornal norte-americano Twice. Ninguém fala abertamente, mas o fato é que fusões e/ou aquisições estão no cardápio de todo mundo. A Panasonic deu o primeiro passo ao adquirir o controle da Sanyo, mas a Sharp já havia acertado ficar com a maior parte da Pioneer (aquela que inclui drives Blu-ray e memórias sólidas); ao mesmo tempo, Sony e Toshiba trabalham em conjunto no desenvolvimento dos TVs de led, que podem ser a grande saída para a indústria em 2009, já que seu custo de fabricação é menor.

O fato é que, depois dessa crise, ninguém mais será o mesmo.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *