A repórter Luiza Dalmazo, do Portal Exame, informa que empresários ligados à TV Digital estão “festejando” o atraso na implantação do padrão nos EUA. Nesta quarta-feira, o Congresso americano deve aprovar o adiamento do chamado switch-off, de 17 de fevereiro para 12 de junho, conforme deseja o governo Obama. Com isso, o cronograma por lá sofre um abalo, como comentei aqui na semana passada.
Luiza cita nominalmente o diretor-geral da Rede Bandeirantes, Frederico Nogueira, que também é presidente do Fórum da TV Digital e teria dito: “Estamos num ritmo que não precisaremos adiar nosso cronograma de dez anos”. Nogueira conta 11 cidades que já têm sinal digital e garante que até o final do ano todas as capitais também terão. Na verdade, cidades com transmissão digital, mesmo, temos oito: São Paulo, Rio, BH, Goiania, Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Campinas (será que esqueci alguma?)
Vejam como é fácil manipular informações. A TV Digital já é captada em quase todo o território americano, um sucesso absoluto (vejam o que diz meu colega Ricardo Marques sobre a transmissão da final do futebol americano, no último domingo). Devido à recessão atual, muita gente não está conseguindo comprar seu equipamento digital e, por isso (só por isso), o presidente Obama quer adiar o encerramento das transmissões analógicas. Tudo feito de modo transparente e democrático, com votação no Congresso acompanhada por toda a mídia.
Aqui, as cidades onde já há sinal digital continuam sofrendo com a má qualidade da recepção e a falta de programas em HD. A ponto de os fabricantes de conversores terem praticamente suspenso a produção desse aparelho. E ainda tem gente comemorando?
O diretor geral da Bandeirantes está mesmo ruim da cabeça. Aqui em Belo Horizonte a Bandeirantes transmite sinal digital, mas não HD. É uma piada mesmo!!!
Orlando, sou morador do interior do RS. Embora tenha TV apropriada, não vislumbro no horizonte a mínima possibilidade de contar com sinal HD num curto/médio prazo. A Net de minha cidade não fornece o pacote HD para a região onde resido. Minha única esperança é a Sky, que sinalizou que “poderia” disponibilizar equipamento apropriado. Alguma novidade a respeito? Que orientação poderia me dar? Abraço do leitor e assinante da revista HT.