car-audio-247-763106Um dos setores que mais estão sentindo o peso da crise é o de car audio. Como se sabe, trata-se de um segmento em que o único valor agregado está na instalação. Com a queda nas vendas de veículos, o impacto é imediato sobre fabricantes de players, alto-falantes e demais acessórios automotivos. As últimas notícias vindas direto do Japão (a fonte é o jornal Nikkei Business Daily) mostram que o setor se transformou numa verdadeira salada. Vejam só.

*A Pioneer, líder mundial, que recentemente abandonou a fabricação de TVs, aposta tudo nos produtos de car audio/video. Por isso, é a que mais sofre no momento. Tanto que foi buscar o apoio de uma de suas maiores concorrentes, a Mitsubishi. Ambas trabalham para unificar a produção de softwares de navegação (GPS).

*A Clarion, outra grande fabricante, acaba de ser comprada pela Hitachi, que também negocia uma saída honrosa do segmento de displays, algo difícil em meio à recessão.

*A alemã Bosch, dona da legendária marca Blaupunkt, vendeu a divisão americana da empresa para um grupo chamado Aurelius, cuja especialidade é adquirir empresas em dificuldade e recuperá-las para depois revender com lucro.

*Em outubro, JVC e Kenwood fundiram suas divisões de car audio – ambas foram pegas no contrapé pela crise.

Resumo: ou a indústria automobilística volta a vender muitos carros, ou todo esse pessoal está encrencado.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *