Meu colega VINICIUS BARBOSA LIMA me enviou esta preciosidade, extraída do HT Fórum, onde se reúnem – virtualmente, é claro – alguns dos caras que mais entendem de áudio e vídeo no Brasil: uma comparação prática entre a resolução das mídias digitais (DVD e Blu-ray) e a do cinema. Não me lembro de ter visto algo parecido até hoje, nem mesmo em sites internacionais, daí o mérito do autor da iniciativa, Marco Cezar.

Na falta de dados confiáveis para medir o número de pixels num fotograma de cinema, ele simplesmente botou a mão na massa e tratou de fazer seu próprio método, usando sua experiência de fotógrafo. O diagrama bolado por ele vai da resolução-padrão de um DVD (720×480 pixels) até a da película 70mm Imax, calculada empiricamente em 8.300×6.200. Marco usou uma foto digital comum e um scanner de diapositivos para chegar a esses números.

Mais interessante ainda é a participação dos demais membros do Fórum, com intervenções realmente apropriadas e ilustrativas. Parabéns. É assim que a gente aprende.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Com a mão na massa

  1. É a prova que temos pessoas competentes no Brasil, com capacidade e criatividade dos melhores profissionais e articuladores do mundo do audio e video no Mundo. Parabéns ao HTForum e ao Marco Cezar(Cezarsky) pelo ótimo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *