Depois de causar furor quando do lançamento, em 2003, eis que o MySpace – projetado para ser a maior comunidade virtual do mundo – está indo para o (com perdão do trocadilho) espaço… A filial brasileira anunciou que fecha as portas no dia 30 de junho, e nos demais países onde a empresa se estabeleceu o clima também é de desânimo. Cerca de 300 dos atuais 450 funcionários já foram informados que serão demitidos. Houve euforia quando a empresa criada por dois jovens americanos, Tom Anderson e Chris DeWolfe, atingiu a marca de 110 milhões de visitantes, em 2005, e foi comprada pelo grupo NewsCorp, por US$ 580 milhões (você não leu errado), para ser a parte mais visível da Fox Interactive Media, uma espécie de holding de empresas virtuais. 

Pois é, a euforia evaporou. Rupert Murdoch, dono da NewsCorp e que não gosta nem um pouco de jogar dinheiro fora, terminou a brincadeira no início deste ano. Agora, seus executivos precisam apresentar urgentemente um plano sobre o que fazer com o que resta do MySpace. Suas cabeças estão a prêmio.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *