toshiba-regza-cellroam-engadgetAbre hoje oficialmente em Chiba, a 80km de Tóquio, a edição 2009 da CEATEC, a mais importante feira de tecnologia da Ásia. Desta vez, infelizmente, não estou podendo estar presente (vejam aqui como foi no ano passado), mas vou acompanhando as novidades via amigos japoneses e também pelos diversos sites e blogs tecnológicos locais. Não é um evento tão grande quanto a CES ou a IFA, mas tem a vantagem de mostrar, bem antes, coisas que as outras feiras só vão exibir no ano que vem (quando exibem). Digam o que quiserem, os japoneses continuam bem à frente em matéria de avanços eletrônicos, embora alguns produtos sejam tão avançados que às vezes acabam nem chegando ao mercado.

Pelo que vi até agora, um dos mais interessantes é o lançamento oficial do “TV de célula” (CellTV), nome provisório da nova tecnologia desenvolvida pela Toshiba. Bem, não é exatamente uma nova tecnologia; trata-se de um LCD com backlight de LED, de 55″, que traz embutido um processador à base de células, o mesmo que está sendo usado na nova versão do videogame PlayStation 3. Segundo a Toshiba, a maior vantagem é que o processamento – tanto de áudio quanto de vídeo – é ultra-rápido, permitindo melhorar o desempenho da imagem e integrar o televisor a uma rede com inúmeros recursos (na foto, uma das telas). O painel de leds divide o backlight em 512 áreas distintas para proporcionar luminosidade mais uniforme em todo o display, o que por si só já representa enorme ganho.

Diz ainda a Toshiba que o produto chega ao mercado japonês em dezembro, por um custo equivalente a cerca de 11 mil dólares. O blog Engadget mostrou este vídeo sobre o CellTV.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *