Interessante a forma como os fabricantes – ou pelo menos alguns deles – tratam aquilo que os marketeiros chamam de “posicionamento”, ou seja, como um produto é colocado no mercado, a que preço e visando qual público. Aqui na IFA, tive oportunidade de conversar com Emmanuel Guerritte, um alemão que é responsável pela área de tablets da Toshiba na Europa. Como se sabe, os tablets são a bola da vez para a indústria, depois do estouro do iPad. Já vi uns 15 modelos, inclusive diversos chineses (na verdade, todos são chineses, variando apenas a marca “oficial”).

Mas, voltando à Toshiba, Guerritte me apresentou a nova versão do Libretto, o único tablet (até agora) que tem duas telas, o que teoricamente amplia as possibilidades de uso – você pode, por exemplo, trabalhar numa enquanto na outra sintoniza um canal de TV online; ou ampliar as imagens para ocupar as duas telas. Cada uma tem 7″ e, portanto, na teoria o aparelho pode se transformar num monitor de 14″. Nada mau, certo?

Bem, nem tanto, me disse Guerritte. “Esse não é um produto feito para minha mãe. É preciso entender um pouco de computador para poder usá-lo”. Segundo ele, o Libretto nem deve ser chamado de tablet; a própria Toshiba está lançando aqui na IFA o Folio, este sim um concorrente direto do iPad. O Libretto seria mais um netbook avançado, com tela de toque e teclado virtual. Nos EUA, custa em torno de US$ 1.100, ou seja, preço de um bom notebook. Mas não se engane pelo tamanho: é um player multimedia, para ler, jogar, ver vídeos, ouvir música e, é claro, navegar sem fio (WiFi N). Assistam aqui ao vídeo que fizemos.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *