fox-at-the-chicken-hut_i-G-29-2928-M7HRD00ZSó para confirmar como são importantes as manifestações de rua, e seu acompanhamento “ao vivo” pelas redes sociais, vejam a notícia divulgada ontem pelo Senado. Integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovaram “ato administrativo” revogando uma norma estabelecida em 2011. Essa regra proibia senadores de um estado de participar de votações envolvendo concessões de rádio e televisão desse mesmo estado. Parece estranho? Nem tanto: a ideia é que um parlamentar nessas condições não têm a necessária isenção para votar. Considerando a forma como são distribuídas as concessões no Brasil, parece um raciocínio mais do que lógico.

Com a norma em vigor, os ilustres membros da CCT tiveram mais dificuldade para colocar em prática seu velho tráfico de influência. Um senador de São Paulo, por exemplo, não podia votar quando se tratasse de concessão a uma emissora paulista. Era uma providência tão justa e saudável que não poderia mesmo durar muito: sob a alegação de que a regra impede o voto dos senadores que mais entendem do assunto, a Comissão decidiu simplesmente revogá-la. E tudo volta a ser como antes: todo mundo pode votar à vontade, mesmo quando tiver interesse direto no caso.

Suas excelências mostram, assim, que os gritos da rua precisam voltar, urgentemente, para pelo menos constrangê-los a não insistir nas maracutaias. Caso contrário, estarão sempre prontos a entregar à raposa a chave do galinheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *