LG x SamsungA cada nova temporada de lançamentos, a rivalidade entre as duas gigantes coreanas parece se acirrar ainda mais. Ambas lideram hoje o mercado mundial de eletrônicos, mas isso aparentemente não basta: é preciso impedir de todas as formas o crescimento da concorrente. Vi isso de perto, em 1997, quando visitei instalações da LG na Coreia, com um grupo de jornalistas, e quase nos foi proibido pronunciar a palavra “Samsung”. Dizem que o oposto também acontece.

Bem, fiz a introdução para recomendar aos leitores este artigo, traduzido do site inglês Tech Radar, que dá uma boa ideia da competição entre as duas. Revela, por exemplo, que na Coreia alguém que começa a carreira trabalhando numa das empresas jamais admite um dia trabalhar para a outra. E os funcionários de um lado não podem frequentar os mesmos bares e restaurantes que seus colegas concorrentes.

É quase como uma religião. Ou uma disputa entre torcidas de futebol. Vale a pena ler.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *