Os rumores surgiram no início da semana, e agora ganham mais peso: a Apple estaria negociando a compra da divisão de chips da Toshiba, que foi colocada à venda para fazer frente às dívidas do grupo japonês. Os detalhes foram passados por fontes da emissora NHK, do Japão (vejam aqui um resumo). São quatro os possíveis compradores: as americanas Broadcom e Western Digital (WD), a coreana Hynix e a taiwanesa Foxconn. Esta última seria a favorita, mas os japoneses parecem receosos de entregar mais um item tão valioso aos chineses (vale lembrar que no ano passado a Foxconn já adquiriu a Sharp).

A Toshiba é a segunda maior fabricante de chips para memória flash atualmente (a primeira é a Samsung), mas as dificuldades do grupo se acentuaram no último ano fiscal. A venda já foi decidida, e a entrada da Apple seria uma forma de vencer o orgulho japonês. Até o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe entrou na questão, preocupado em não ceder aos chineses um ramo tão estratégico e de altíssima tecnologia; o problema lá é tido como de “segurança nacional”. Como a Foxconn é a principal fornecedora da Apple, essa “ponte” facilitaria um acordo. 

Mas a negociação está sendo complicada, diz a NHK, porque a WD afirma ter prioridade na compra da Toshiba, graças a uma cláusula anterior. O negócio é estimado em US$ 10,8 bilhões.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *