As duas partidas finais do futebol europeu este ano serão as primeiras experiências  de transmissão ao vivo em 4K pela internet, com áudio Dolby Atmos e também com a opção VR (realidade virtual). O anúncio foi feito esta semana pela rede britânica BT, após acordo com a UEFA. A emissora detém os direitos tanto da Champions League quanto da Europa League, e promete caprichar em ambos os eventos.

A primeira decisão acontece na próxima quarta-feira (24/05), em Estocolmo, entre o inglês Manchester United e o holandês Ajax, decidindo a Europa League. No sábado 3 de junho, em Cardiff (País de Gales), Real Madrid e Juventus lutam pelo título de clubes mais importante do futebol mundial, a UEFA Champions League. Os dois jogos poderão ser assistidos de graça no YouTube, no site btsport.com, no app da emissora e – para quem reside na Europa – nos canais BT Sport. No Brasil, quem transmite em rede aberta – mas não em 4K – é a Globo, e na TV fechada o privilégio é da ESPN (no caso da Europa League) e do EI+ (para a Champions). Haverá ainda uma transmissão especial da Globo para salas de cinema.

Quem tiver um TV 4K poderá apreciar as imagens em UHD no YouTube, mas os só os europeus terão o privilégio de também ouvir o som do estádio codificado em Dolby Atmos, com os ruídos das torcidas passeando por suas salas (claro, aqueles que possuem receiver e caixas acústicas compatíveis). Será ainda a primeira vez que um evento ao vivo poderá ser visto pelo público em 360°. Isso já aconteceu na Olimpíada do Rio, mas somente em transmissões fechadas. A BT diz ter desenvolvido um aplicativo em que o telespectador, munido de um óculos VR, pode selecionar narração e gráficos especiais sobre a imagem, além de ângulos variados de câmera no estádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *