A propósito do encerramento de suas operações com TVs, áudio e câmeras no Brasil, que comentamos aqui, a Sony nos enviou algumas informações adicionais. Infelizmente, porém, a maioria das questões que havíamos formulado continua sem resposta.

“A produção continua até o final de 2020 e a fábrica (de Manaus) será fechada no final de março de 2021”, diz o texto enviado por email. Para o consumidor, o aspecto mais importante – garantia e assistência técnica dos produtos que estão sendo vendidos agora e até março – não foi esclarecido pela empresa. O texto diz apenas que “o consumidor brasileiro não precisa se preocupar porque a Sony manterá a mesma alta qualidade de pós-venda e suporte de reparo para todos os produtos sob sua responsabilidade comercial pelo tempo prolongado necessário”.

Como já aconteceu com outras grandes marcas que atuaram do país (Sharp, Pioneer e Mitsubishi são exemplos), após a saída o consumidor simplesmente não tem a quem recorrer em caso de defeito num produto, por exemplo. A empresa demite todos os funcionários e as assistências técnicas ficam sem peças de reposição. A Sony continuará atuando no Brasil com suas divisões PlayStation e Broadcast, mas estas não têm envolvimento com a área de consumo.

Resta torcer para que os milhares de fãs da marca não fiquem desprotegidos. Seja como for, a falta de esclarecimentos não ajudará a vender mais produtos Sony neste final de ano. 

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Como fica a garantia dos produtos Sony

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *