A notícia saiu em vários sites brasileiros neste fim de semana: a Philips anunciou suas linhas de TVs para 2022, incluindo a nova geração dos painéis OLED (foto) e seus primeiros modelos com backlight MiniLED. Conforme explicado no material que a empresa divulgou, serão 11 novas linhas num total de 37 modelos de vários tamanhos.

Quem leu a informação nos sites brasileiros, no entanto, ficou sem saber o mais importante: o anúncio foi feito pelo escritório global da Philips, na Holanda, que não divulgou quando nem onde os produtos estarão à venda. Para quem lê esse tipo de coisa em português, fica a sensação de que todos aqueles produtos serão lançados no Brasil, o que não é verdade. Primeiro, porque não há mercado aqui para tantos modelos. E, segundo, porque a empresa simplesmente ainda não decidiu.

Infelizmente, na busca desesperada por cliques e pageviews, tem se tornado comum os sites em geral divulgarem material “traduzido” como se tudo estivesse acontecendo aqui no nosso quintal. Não é exclusividade dos sites de tecnologia, é a essência da internet atual. Pouco importa que em dois ou três dias os leitores nem se lembrem mais daquela notícia – eles vão se esquecer mesmo, dada a gigantesca quantidade de informações que circulam o tempo todo.

Só quis fazer essa ressalva porque um de nossos trabalhos é monitorar ar os movimentos da indústria e, na medida do possível, antecipar lançamentos e tendências. Acabamos de acompanhar a CES de Las Vegas, onde a Philips – através da TPV, sua distribuidora no mercado americano – exibiu somente itens de áudio e informática, mas não TVs. O extemporâneo anúncio de agora, com tantos modelos de TVs apresentados em pleno final de janeiro, soa estranho. Mas não temos como avaliar qual seria a estratégia do grupo.

De prático, mesmo, sabemos que entre as 11 linhas de TVs anunciadas a prioridade será para as OLED. Seguindo a trilha da LG, que lhe fornece os painéis de leds orgânicos, a Philips planeja lançar neste semestre sua série OLED807 com o painel que a LG chama EX (Evolution+Experience), dotado de um revestimento especial sobre cada pixel que forma a imagem, como explicamos aqui.

Estão previstos tamanhos de 48″, 55″, 65″ e 77″. O diferencial em relação aos modelos da LG, que também devem sair este ano, é que a Philips vai incluir os famosos leds traseiros que proporcionam o efeito Ambilight. Já a série 9507 – em 55″, 65″ e 75″ – utilizará painéis LCD com backlight MiniLED, formado por leds minúsculos e em maior quantidade visando brilho mais intenso e maior vivacidade nas cores (vejam aqui detalhes dessa tecnologia).

Certamente voltaremos a falar sobre esses e outros lançamentos da Philips, assim que tivermos informações da empresa no Brasil.

2 thoughts on “Philips tem planos ambiciosos para 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *