Na próxima sexta-feira 04, serão abertos em Pequim os Jogos Olímpicos de Inverno, primeiro evento transmitido pela TV Globo utilizando a infraestrutura de nuvem do Google. Tem tudo para ser um marco na história da televisão brasileira, não só por envolver dois gigantes de mídia, mas porque – se der certo – criará um novo modelo de transmissão, a ser seguido (ou perseguido) por todo mundo nos próximos anos.

Globo e Google se uniram formalmente em abril do ano passado, após detalhadas negociações. Afinal, a Globo – que pretende ser uma media tech abraçando definitivamente as tecnologias digitais – não tinha mais como sustentar a gigantesca estrutura que foi criada nos últimos anos para dar conta de todos os seus produtos. Mas precisava de um parceiro forte e confiável. Vários caminhos foram tentados, mas, como se sabe, Google é Google.

Pelo acordo, que tem duração prevista de sete anos, a Globo passou a transferir todo o seu enorme (e valiosíssimo) banco de dados para o Google Cloud. Migra também as etapas mais importantes de seu fluxo de trabalho, como gerenciamento e análise de dados, e suas operações de mídia online: G1, GloboEsporte, Gshow e principalmente Globoplay. Na prática, o Google será a CDN (Content Delivery Network) da Globo, oferecendo toda a sua expertise em Inteligência Artificial – para entender melhor o conceito de CDN, sugiro este artigo.

Nos últimos meses, equipes da Globo foram treinadas pelo Google para aprenderem a trabalhar dentro da nova dinâmica. A empresa vendeu seus datacenters localizados no Rio e em São Paulo, o que certamente ajudou a reduzir os custos operacionais.

Os Jogos de Inverno serão um excelente teste inicial para a parceria. Em vez de deslocar dezenas de técnicos e jornalistas para a China com toneladas de equipamentos a tiracolo, a Globo poderá mantê-los aqui para receber o material enviado de Pequim para a nuvem do Google, e preparar o que será levado ao ar. Quem tiver disposição para varar as madrugadas assistindo às competições poderá conferir se a parceria está começando bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *