Na semana passada, estive na sede do Grupo MK, hoje um dos maiores do setor eletroeletrônico no Brasil, que acaba de relançar a marca Aiwa. São TVs e aparelhos de som produzidos na antiga fábrica da Sony, em Manaus, que o grupo adquiriu quando a empresa japonesa decidiu encerrar as atividades no país. Na época, como relatamos aqui, a decisão muito lamentada (inclusive pela forma como foi anunciada) porque a Sony, apesar de tudo, mantinha enorme legião de fãs brasileiros. Conheço pessoas que até hoje não se conformam…

Giovanni M. Cardoso, CEO e fundador do MK, foi ágil ao negociar com a Sony e comprar a fábrica de 55 mil m2, considerada uma das mais modernas do mundo. Segundo me contou, um dos fatores decisivos para concretizar o acordo foi o compromisso de manter todos os 400 funcionários da fábrica. É conhecido o zelo japonês pelos funcionários, que só são demitidos mesmo quando não há outra opção.

“Nosso compromisso é investir para oferecer produtos com o mesmo padrão de qualidade da Sony”, me disse Cardoso, que meses após comprar a fábrica obteve a licença para usar a marca Aiwa, pertencente ao grupo japonês. Nem todo mundo se lembra, mas durante alguns anos a Sony comercializou minisystems e players Aiwa, com relativo sucesso no Brasil. Não eram produtos premium, mas agora a proposta é diferente.

A fábrica de Manaus possui máquinas e robôs de última geração, além, é claro, dos mesmos técnicos que cuidavam dos produtos Sony até 2020 (era cerca de 400 funcionários, que agora já são 530 e até o fim do ano devem chegar a 900). Nesta nova fase, o Grupo MK mantém até mesmo o slogan da Aiwa: “Japanese Technology Since 1951”. Não deixa de ser uma saudação aos consumidores que ficaram “órfãos” da Sony.

“A qualidade japonesa, além da estrutura que adquirimos, nos permite posicioná-la como uma marca premium, com capacidade produtiva de conquistar até 18% do mercado”, garante Cardoso, cuja meta é colocar seus produtos nas mesmas prateleiras onde estão hoje Samsung e LG. De início, estão sendo lançadas TVs Android 4K de 50″ e 55″, compatíveis com HDR10, Chromecast e controle por voz. Mas já estão sendo preparados em Manaus modelos maiores (65″ e 75″) e mais avançados, incluindo Dolby Atmos, Dolby Vision e assistente Google, que devem chegar antes do final de ano, a tempo da Black Friday e da Copa do Mundo.

O Grupo MK é dono das marcas Mondial (hoje com 37% de market-share no segmento de eletroportáteis) e XZone, voltada ao segmento de games. Mantém estreito relacionamento com a maioria das redes de varejo, mas promete atenção especial também ao segmento especializado. “Este é um investimento de longo prazo”, diz Cardoso. “Vamos cuidar muito bem da marca Aiwa, pois queremos resgatar o consumidor que se acostumou com a qualidade dos produtos Sony”.

Tomara.

8 thoughts on “A volta da Aiwa, “herdeira” da Sony

  1. Sim. eu me acostumei com a qualidade dos produtos SONY, mas não me arrependo de adquirir as TVs OLED da LG. Agora a marca AIWA foi famosa anos atrás e terá que fazer muito esforço pra ganhar o consumidor da marca SONY.

  2. O titulo da materia confunde… Nao ficou 100% claro, mas essa empresa é “herdeira” meramente da fabrica e mais nada, certo?… Ela nao vai ter nada a ver com a Sony, nao vai montar hardware da Sony, nao vai usar componentes e processadores da Sony (que é o que interessa para o consumidor)… Enfim, vai ser outra linha de produtos completamente diferentes e de menor qualidade… A qualidade e a tecnologia da Aiwa nem de longe se aproxima do que eram as Sony no passado.

  3. Olá, Rubens, desculpe se te confundi. A fábrica onde estão sendo produzidas as TVs da Aiwa é a mesma que a Sony utilizava desde 2015. Há um acordo de cooperação entre as duas empresas e pode haver, sim, em alguns casos, fornecimento de componentes. Agora, se a qualidade será a mesma, só vamos saber quando pudermos testar os novos produtos. Abs.

  4. “SONY É SONY” não tem pra ninguém falando de som e imagem, pra nós “discípulos sonoplastas e cinéfilos” “órfãos” tanto da AIWA (tempo dos cassete anos 80-90 players tipo de um “certo” guardião Marvel do Esquadrão do Space KKK)quanto da ma-ra-vi-lho-sa SONY TV especialmente, é uma GRANDE NOTÍCIA, THANK YOU SO MUCH!!!!!???

  5. Vida longa à Aiwa no Brasil! Foi lamentável a saída da Sony do Brasil, e sinto muita saudade dos seus produtos, principalmente dos televisores. Mas dou os parabéns ao dono da MK, que teve uma visão de futuro sensacional pela lacuna deixada pela Sony. Minha próxima TV com certeza será uma Aiwa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *