Foi numa noite de abril de 1924. Seis fabricantes de receptores de rádio – a grande novidade da época – se reuniram para jantar em Chicago. Estavam insatisfeitos com uma lei aprovada no Congresso dos EUA que determinava um imposto de 10% sobre o valor dos novos aparelhos. Ao final das refeições, estava criada a RMA (Radio Manufacturers of America), bisavó da atual CTA (Consumer Technology Association), mais importante entidade representativa dos interesses atuais da indústria eletrônica mundial.

Os 100 anos da CTA, que ao longo desse período teve vários nomes, serão muito comemorados durante a CES 2024, evento que é organizado desde 1967 pela entidade. Não é fortuito lembrar que, segundo o site Twice, dirigido à empresários do setor, três dias depois daquele jantar a RMA conseguiu a extinção da lei, comprovando a força do lobby junto aos congressistas. Hoje, a CTA, que conta com mais de 3 mil empresas filiadas, é uma voz sempre ouvida pelas autoridades quando se analisam novas leis envolvendo tecnologia e eletrônicos de consumo.

“Temos de comemorar essa data”, diz o presidente da CTA, Gary Shapiro, que está no cargo desde 1991 e várias vezes já entrou em polêmicas com membros do governo e do Congresso. “Há 100 anos a CTA vem defendendo políticas públicas que facilitem a inovação, além de realizar pesquisas para captar as tendências de mercado, estabelecer padrões para a indústria e reunir inovadores de vários países para encontrar soluções a alguns dos grandes desafios do mundo”.

Na plateia, Thomas Edison e Nikola Tesla

A primeira edição da CES, com o nome de Radio World’s Fair, aconteceu em Nova York em setembro de 1924, sendo visitada por uma multidão de 175 mil pessoas – as edições recentes tiveram média de 220 mil visitantes, com exceção do período de pandemia. Ou seja, deve ter sido mesmo um grande sucesso aquele início, até porque entre os visitantes estavam figuras como Thomas Edison e Nikola Tesla.

O evento deu enorme impulso à venda de aparelhos de rádio, feito que se repetiria em 1947, quando do lançamento da televisão. Segundo o Twice, naquele ano eram produzidos nos EUA cerca de 250 mil televisores, número que cresceu incríveis 500% em 1948. Em sua 50ª edição (1974), já com o nome de CES, a feira reunia expositores de quatro segmentos: TVs, rádios, toca-discos de vinil e players e gravadores de fita magnética.

Com a crescente penetração da tecnologia na vida das pessoas, especialmente após o advento da digitalização, foram sendo incorporados videocassetes (depois DVD e Blu-ray players), celulares, câmeras de vídeo, computadores, calculadoras, CDs, GPS, tablets e todos os dispositivos que as pessoas usam em casa, no trabalho, em trânsito…

Vários eventos estão sendo preparados para marcar o centenário da CTA durante a CES, de 9 a 13 de janeiro em Las Vegas. Boa parte dos produtos que marcaram a história da feira estarão em exposição, até porque quase todos eles foram apresentados ao mundo pela primeira vez em seus pavilhões. Vai ser interessante estar presente para vê-los de perto. Ou melhor, revê-los.

Para quem estiver curioso, neste link montamos um painel que relembra essa história, mostrando alguns dos produtos e inovações mais marcantes apresentadas na CES.

1 thought on “CES 2024 marcará data histórica

  1. Excelente. Obrigado por compartilhar essa retrospectiva sobre o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *