No levantamento que fizemos para atualizar o Guia de TVs 4K e 8K (vejam aqui), chamou a atenção a quantidade de modelos com tela a partir de 65 polegadas. É a primeira vez, desde o Guia foi lançado (2020), que encontramos mais TVs de 65″ do que de qualquer outro tamanho. Aumentou também a oferta de 75″ (já são 20 opções) e 85″ (8), além de já estarem disponíveis três modelos de incríveis 98 polegadas!

O levantamento diz muito sobre a tendência que começou a se verificar na época da pandemia, quando milhões de famílias sentiram a necessidade de investir mais dentro de casa. TVs, naturalmente, estavam entre os produtos mais procurados, ainda que muita gente não pudesse ir às lojas para ver de perto suas telas preferidas. Nos últimos quatro anos, os revendedores (on e off-line) sentiram essa demanda e a repassaram aos fabricantes, que vêm lançando mais e mais TVs de grande porte.

Tem crescido também a oferta de painéis mais avançados, como QLED (28 modelos), MiniLED (21) e OLED (13). Mas, no total, TVs com o tradicional painel LED ainda são maioria: 67, dos 148 modelos listados no Guia. Outro detalhe interessante: já temos 49 TVs com frequência de 120Hz, que proporciona imagens mais fluidas e naturais, com cores mais consistentes. É, sem dúvida, uma tendência a popularização desse recurso, hoje disponível somente nos modelos mais caros.

E há a Inteligência Artificial. Algoritmos também estão sendo utilizados por quase todos os fabricantes, para executar ajustes de som e imagem de acordo com o tipo de conteúdo e as condições do ambiente. O detalhe é que, como sabe qualquer usuário de computador, tudo depende da eficiência do processador. E, no caso das TVs, há uma enorme variedade deles. Para manipular a quantidade de informações contidas nos conteúdos que assistimos, só mesmo contando com processadores de última geração. E eles custam caro.

Mais um motivo para pesquisar bem e comparar os produtos dentro de cada categoria, que é exatamente a proposta do Guia. Para não se arrepender depois, convém não comprar pensando apenas no preço.

 

3 thoughts on “Telas grandes e o futuro

  1. O futuro é a TV modular . Painéis menores que a pessoa vai montar para fazer um maior.

  2. Além das TVs grandes, que também pesquisei, e confirmo a maior procura por elas, há também a questão do áudio nos home theaters. A enorme quantidade de receivers, caixas acústicas e, principalmente, de conteúdos que exploram o som Hi-Res Audio, surround 5.1, em filmes e também em álbuns musicais, confirmam o aumento na procura por áudio. Obs.: me refiro apenas à áudio com receivers e caixas acústicas tradicionais e não considerei soundbars, pois elas não chegam à qualidade que o público mais exigente e os audiófilos querem. Quanto aos conteúdos, muitos álbuns, até antigos, estão sendo lançados e relançados com som surround 5.1 em Hi-Res Audio. Além disso, ainda tem o fato do aumento dos downloads, mesmo dos provedores de conteúdo de streamings, para garantir mais qualidade de imagem e som. O mercado audiovisual está mudando.

  3. Tenho observado uma queda nos preços de Receivers. Modelos da Denon, Onkyo e Yamaha que custavam na época da pandemia mais de 8 mil reais já estão custando por volta de 4500 a 5 mil. Espero também que o mercado de audio disponibilize ou retorne a produção de systens estéreo, que infelizmente tem dado enfase as desengonçadas caixas monoaural de um alto falante e dois mids. Tal sistema reflete na decadência audiofila causada pelas péssimas produções músicais dos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *