Reconhecidos pela maioria dos especialistas como a melhor tecnologia de displays, os painéis OLED continuam enfrentando um problema aparentemente insolúvel: o custo. Na média, 30% acima dos equivalentes LED com pontos quânticos (QLED) e mesmo MiniLED. Esse é o principal motivo que mantém OLED como um nicho de mercado, com cerca de 5% das vendas mundiais.

Não apenas a LG, maior do segmento, mas vários outros fabricantes – inclusive a rival Samsung – não param de investir na busca de alternativas. E uma delas acaba de ser revelada num estudo da Universidade Dongguk, em Seul. Já relatado pelo Science Direct, importante órgão online de divulgação científica, o trabalho mostra que é possível baratear significativamente a produção de painéis orgânicos (OLED) utilizando materiais relativamente a abundantes na natureza.

Vou poupar os leitores dos detalhes químicos. Basicamente, trata-se de substituir alguns componentes dos leds por outros, mais baratos. Hoje, um led orgânico precisa conter materiais nobres: ouro, irídio e platina. Combinados com cristais de manganês e fósforo, resultam em compostos de muito maior eficiência, produzindo imagens com altíssimos níveis de contraste e detalhamento.

Os pesquisadores coreanos descobriram que é possível substituir esses elementos por uma nova liga de manganês e bronze, estes sim disponíveis em larga escala. O tal material revolucionário atende pelo nome de “benziltrifenilfosfônio”; dissolvido em bromido de manganês, forma os cristais responsáveis pela emissão de luz nos leds.

Segundo os cientistas, os testes revelaram que essa composição não apenas garante qualidade de imagem igual à dos OLEDs convencionais, mas faz isso com maior eficiência e menor consumo de energia. Mais: é um material mais resistente, reduzindo o desgaste dos leds com o uso contínuo.

O problema, como em tantos avanços tecnológicos, é quanto tempo a novidade irá demorar para chegar ao mercado. Ninguém sabe, nem os próprios pesquisadores. Mas estes, pelo menos, cumpriram a sua parte. Vamos ver o que dizem os fabricantes.

6 thoughts on “OLED mais barato? Quem sabe?

  1. Olá Senhor Orlado Barrozo .
    Boa noite tudo bem ?
    Primeiro lhe desejo um feliz natal com muita paz e amor e um ano novo cheio de Saúde ao lado de todos os seus familiares . Amém . Sucesso sempre amigo !!

    A alguns meses atrás lhe fiz uma pergunta qual dos TVS Oled daria preferencia e ambos de 55 polegadas sendo o Oled C3 da Lg ou a OLED da Samsung isto caso o Senhor fosse adquirir mas não me respondeu !! Como o preço está salgado destes dois televisores OLED temos também o TV Neo Qled Samsung UHD QN90C e questionei sua opinião . Bem Senhor Orlando , hoje este Televisor Neo Qled da Samsung UHD QN90C de 50 polegadas está custando R$ 3.600,00 e os OLED da Lg e Samsung de 55 polegadas mais de 6 mil reais . Se quiser fique a vontade e pode me responder pelo meu email . [email protected] A resposta será guardada em 7 chaves .
    Quero deixar claro que compreendo que fica até difícil para o Senhor responder no blog por questão de ética profissional ou em respeito a ambas as marcas já que existe a questão do patrocinador também em jogo em seu trabalho tanto no site , redes sociais quanto na revista ! Compreendo e respeito com certeza !!

    MUDANDO DE ASSUNTO : Matéria que o Senhor poderá publicar no blog . Na minha opinião matéria interessante para o Senhor Orlando .

    Eu resido na cidade de Colatina ES e saiu uma matéria aqui no site de um colega meu informando o adiamento do fim do sinal analógico . Seis municípios da região incluindo a cidade de Marilandia permanece com o sinal analógico . Segue .
    https://www.esfala.com.br/2023/12/22/adiamento-do-fim-do-sinal-analogico-seis-municipios-da-regiao-incluindo-marilandia-permanecem-com-tv-analogica/

    Na minha opinião um descaso das autoridades ,pleno século 21 até hoje aqui em Colatina ES como na cidade de Marilandia ES e tantas outras ainda sinal analógico . Vergonhoso e absurdo isso !! Que falta de interesse dos nossos políticos que so pensam neles e para o bolso deles !! Tudo deles interesses….e fica pra nós aqui até dificil em querer comprar televisores sofisticados como TV 4k pois pouco vamos aproveitar a não ser streaming e com uma boa internet . Aqui também o máximo que temos em velocidade é de 600 mega da Claro .
    Paises de primeiro mundo até em 8k e aqui no Brasil ainda analógico ,como estamos atrasados , parados no tempo , idade da pedra . Brasil super atrasado na verdade em tudo !!

    Bem Senhor Orlando se quiser pode mencionar até o meu nome no seu blog está autorizado caso queira postar ou preparar a redação como acima informei do site ESFALA .

    Um forte abraço amigo .
    JOSÉ CARLOS MARIANELLI
    COLATINA ES

  2. Olá Zé Carlos, obrigado pelos votos. Retribuo para vc e sua família. Não há comparação entre as TVs OLED e as Neo QLED. Estas são ótimas, mas em nossos testes confirmamos que os níveis de profundidade, contraste e detalhamento das imagens são muito superiores às OLED, tanto LG quanto Samsung. Daí a grande diferença de preço. A OLED Samsung S90C de fato mostrou um nível de brilho mais acentuado que os modelos anteriores. Mas a série C3 da LG foi a melhor TV que já avaliamos em nossa sala de testes. Abs

  3. Olá Senhor Orlando .

    Fiquei muito feliz pela resposta . Parabéns pelo conhecimento em tecnologia e vamos agora ver os lançamentos ,novidades da CES .
    Forte Abraço amigo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *