E cá estamos de volta, iniciando mais um ano de inovações tecnológicas e reflexões sobre o impacto delas em nossas vidas. Desejando a todos os leitores um ótimo 2024, já estamos em pleno aquecimento para a CES, que começa na próxima 3a feira em Las Vegas. Após quatro anos de ausência por força da pandemia, lá estaremos novamente para, como sempre, cumprir a missão de tentar separar o “joio do trigo”; ou seja, entender (e traduzir para o público brasileiro) aquilo que é de fato inovação e o que atende mais aos interesses do marketing.

Como todos os anos, há na internet uma enxurrada de especulações sobre o que será exibido na Feira, e a maioria dos fabricantes faz suspense. Mas já é possível antever o peso da Inteligência Artificial (IA) tanto nos produtos de vídeo e de áudio quanto nos de telecom e principalmente automação. Como comentamos neste post e também neste, e como temos mencionado quase que semanalmente em nossas análises de mercado, não dá mais para escapar: cada vez mais os aparelhos eletrônicos, movidos a software, serão comandados por algoritmos!

E, como é tradição em tecnologia, o consumidor precisa tomar cuidado com o uso irresponsável da expressão IA. A eficiência dos algoritmos depende intrinsecamente da qualidade do processador instalado em cada aparelho. Não é por acaso, nem por “ganância” dos fabricantes, que alguns modelos custam mais. Processadores mais potentes são mais caros mesmo. O que só vem reforçar a importância da informação qualificada para entender o significado de cada avanço técnico.

Certamente veremos em 2024 uma nova geração de TVs, computadores, smartphones, tablets, amplificadores, receivers, caixas acústicas e tudo mais com IA. E com capacidades de fazer inveja a quem possui um modelo, digamos, de dois anos atrás (este vídeo, com imagens da CES 2023, serve de aperitivo). E, para quem ainda não viu, vale lembrar a incrível viagem tecnológica pelos produtos inovadores que foram lançados em edições anteriores da CES.

Muitos produtos tão inovadores quanto esses estarão em exibição semana que vem na CES, ao lado de protótipos que servem como balão de ensaio para a indústria. Só não será uma “revolução” como às vezes se propaga. Apenas uma “evolução”.

Que venha o novo ano!

 

 

2 thoughts on “De volta para o futuro – A Missão

  1. Bom trabalho para o Senhor Orlando e toda sua equipe nesta CES 2024 .

    Estarei atento acompanhando as matérias e novidades das grandes marcas nesta que é considerada a maior feira de eletrônicos do Mundo . CES .
    Como sou um apaixonado por qualidade em áudio e imagem , Receiver , caixas e TVs com qualidade de imagem , estou ansioso para ter o conhecimento dos lançamentos . Lamento muito que a Sony e Panasonic deixou o mercado Brasileiro e assim deixou as Sul Coreanas LG e Samsung reinando no Brasil com seus eletrônicos . Torço muito para o retorno das duas Japonesas Sony e Panasonic ao nosso Mercado , quem sabe !!

  2. Olá Orlando!
    Contamos com as novidades da feira CES 2024 e seus excelentes comentários que nos enrequecem de informações valiosas, esperamos está de frente no mercado brasileiro em breve.
    Desejo um excelente trabalho para você e sua equipe!
    Abs;
    Dinaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *