Comentamos no mês passado sobre o software Flex Connect, da Dolby, que facilita o posicionamento das caixas acústicas num sistema de home theater (vejam aqui), mas há mais novidades chegando no mundo do áudio sem fio. Estão para sair os primeiros produtos com o protocolo Auracast, patente do Bluetooth SIG (Special Interest Group), consórcio sem fins lucrativos, sediado nos EUA, que reúne mais de 38 mil empresas.

Auracast é um protocolo que faz parte das especificações do Bluetooth LE (Low-Energy), a partir da versão 5.2, por enquanto a mais avançada desse protocolo. Já existem vários produtos com essa spec desde o ano passado, mas em 2024 deveremos ter um belo “up” na tecnologia. Da forma como foi desenhado, o Auracast permite transmitir sinais de áudio de uma fonte simultaneamente a vários receptores, emulando uma transmissão de rádio (broadcast).

Montando um sistema com caixas diferentes

Na descrição fornecida pelo Bluetooth SIG, pode ser qualquer aparelho emissor de sons. Uma TV com Auracast, por exemplo, transmitindo seu sinal a várias caixas acústicas sem fio (ou fones de ouvido) em um ou mais ambientes. Isso permite que o usuário aproveite caixas de modelos diferentes – desde que compatíveis com Bluetooth 5.2 ou superior – para seu projeto de sonorização

Mais: o software admite vários streams de áudio simultâneos, selecionados pelos usuários. Num auditório, cada pessoa será capaz de selecionar o áudio que quiser, no seu próprio fone. Numa festa, o dono da casa pode rodar playlists diferentes para cada ambiente e os convidados terão a opção de ouvir aquela que mais lhes agrade. Numa exposição, o velho (e geralmente péssimo) fone que o visitante recebe para descrever as obras de arte poderá ser substituído pelo smartphone de cada um: no app Auracast, ele escolherá o idioma que prefere.

 

 

Há ainda uma série de aplicações profissionais, em emissoras, estúdios, eventos, praças esportivas etc. Este vídeo explica em detalhes como funciona. Na última CES, pude ver demonstrações do Auracast no estande da Harman, utilizando fones e caixas acústicas Bluetooth da JBL. Com um plus muito interessante: os assistentes Google e Alexa, já embarcados no Auracast, dão acesso a recursos de automação, como acionar luzes, cortinas e por aí vai. A Harman, aliás, já pretende trazer a novidade ao Brasil nos próximos meses (detalhes aqui).

Segundo o site Android Authority, Auracast estará presente na versão 15 do Android – para smartphones, tablets e notebooks – a ser lançada em meados do ano. Caso se confirme a informação, será aberta uma porta enorme para o lançamento de mais e mais dispositivos compatíveis. O Consórcio Bluetooth SIG prevê que até 2027 haverá mais de 3 bilhões deles em uso no planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *