PDP - serie 08Pois é, aqueles que estavam ansiosos para ver a nova geração do plasma – que compete com os LCDs de LED – já podem ir às lojas. A Samsung começou a distribuir na semana passada, quase que em segredo (o que é inexplicável), dois modelos que chama de “plasma slim”, com 3,5cm de espessura (foto). São aparelhos de 50 e 58 polegadas, que já solicitamos para teste (assim como o LED da Sony, que está demorando). Vi funcionando numa loja o modelo de 50″, mas apenas com imagens estáticas, o que também não dá para entender…

A descrição enviada pela Samsung é de que os plasmas finos têm refresh rate (taxa de renovação da imagem) de 600Hz, o que na verdade não significa muita coisa: o plasma não sofre do problema crônico do LCD, cujas oscilações do backlight dificultam a reprodução fiel de imagens em movimento, como jogos, perseguições e pássaros voando. Em alguns TVs LCD, nessas horas é possível enxergar os borrões que se formam nos objetos passando rapidamente pela tela. Por isso é que os fabricantes tiveram que “correr atrás”, até encontrar nos LEDs uma solução que ameniza o problema. No plasma, o processo de formação da imagem é diferente. Seu maior problema não está nas imagens em movimento, mas justamente nas imagens estáticas, que continuam apresentando marcas (o famoso burn-in), embora em menor escala do que nas gerações anteriores de aparelhos.

O curioso disso tudo é que a Panasonic foi a primeira a lançar, no Japão e nos EUA, os modelos NeoPDP, plasmas ultrafinos que vimos na IFA e na CES e que realmente fazem cair o queixo (vejam aqui um vídeo). Só que a fábrica japonesa por algum motivo atrasou seu cronograma para o Brasil, e a Samsung saiu na frente. Ouvi dizer que os estoques de LED da Samsung já acabaram. Vamos ver o que acontece com os plasmas ultrafinos.

2 thoughts on “Chegou o plasma ultrafino

  1. Vendi um sistema de Home Theater de alto valor para um cliente fim do ano passado. No meio do negocio ele pediu 2 TVs LCDs de 26″. Como só trabalho com Panasonic e Philips (questão de confiança nas marcas) e estas não tinham TV menor que 32″, comprei de um distribuidor duas peças da Samsung (a fabrica só vende direto para quem tem bala na agulha!). Para começar não tive lucro nestes dois ítens, pois o custo foi muito proximo do preço das grandes redes. Para viabilizar o grande negocio com o Home Theater, não me importei. Em 30 dias uma das Tvs Samsung já apresentou problemas e o cliente que gastou muito com receiver, caixas torres, automação, TVs 52″ e 47″ e projetor de marcas confiáveis, estava insatisfeito com a TV 26″ QUE EU VENDI a ele. Foi para a assistencia tecnica que com muita má vontade ficou 90 dias para resolver o problema e no fim não tinha solução. Deram uma nova. Pergunto. Se tivesse passado da garantia? O cliente ia falar mal de quem por apresentar uma TV que não tem conserto? Quem se “queima”? A loja ou a marca? Este cliente ficará seguro em comprar uma TV tão mais cara? Avisem a Samsung que Marketing é muito mais que propaganda.

  2. Pude assistir longamente esse plasma de 58″ na Samsung Experience e posso afirmar que apesar de estar com o ajuste de fábrica,as imagens são espetaculares e embora eu esteja fã dos plasmas da Panasonic (atualmente assisto meus filmes num 50PY85 com imagens de altíssima qualidade)não estou conseguindo esperar a resposta da”Pana” à esse lançamento da “Sammy” e mesmo a gente não assistindo ao aparelho desligado,seu design é fantástico,ainda mais belo que as tvs de LED.Desculpem a “puxada de saco” mas o aparelho merece.Na verdade só estou esperando o teste da Revista para comprá-lo.

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