Poucas coisas irritam mais o consumidor leigo do que as sopas de letrinhas produzidas pela indústria eletrônica. “BYOD e ERP são desafios para PMEs”, dizia a chamada de um site tempos atrás. Já inventaram até a piada do garoto que deu um nó na cabeça do pai ao pedir de presente um “MP3 com HDMI, USB e 8GB”!!! É de fazer Papai Noel voltar correndo para a Renânia…

HDBaseT_logo
Pois preparem-se para a próxima “revolução” do gênero. Chama-se HDBaseT e não se trata propriamente de novidade. Já comentamos o tema aqui e aqui. Só que agora esse padrão de conexão está sendo adotado no maior mercado do mundo (o americano), com apoio de mais empresas e de boa parte dos instaladores. Basicamente, é um padrão que concilia os benefícios do HDMI, ideal para conexões de áudio e vídeo, com os utilizados na maioria das redes. Com um único cabo do tipo Cat5 ou Cat6, pode-se conduzir não apenas os sinais A/V, mas também os de internet, rede e até o sinal elétrico (100W de energia) por longas distâncias. O sinal de vídeo pode ser 3D ou até 4K, com compressão, trafegando a 10.2 gigabits por segundo, e o áudio incorpora todos os padrões usados atualmente, inclusive os Dolby e DTS do formato Blu-ray.

O excelente site americano CE Pro, bíblia para os integradores de lá, vem dando enorme destaque ao uso do HDBaseT, cujos méritos chegariam ao ponto de se dispensar um eletricista nas instalações!!! Claro, é para se duvidar; já li restrições, por exemplo, quanto ao superaquecimento dos cabos quando montados em tubulações de diâmetro reduzido, uma preocupação compreensível. Micha Risling, vice-presidente da Valens Semiconductor, empresa israelense que patenteou o padrão, garante que não há esse risco. A conferir.

Mais importante nesses casos, a meu ver, é a adesão dos grandes fabricantes. Embora Sony, LG e Samsung façam parte da HDBaseT Alliance, que aparentemente funciona nos moldes das demais entidades do gênero (como a própria HDMI.org), nenhuma das três até agora lançou qualquer produto com esse conector, patenteado em 2010. Segundo o site da Valens, há mais de 40 empresas apoiando o padrão, mas entre os aparelhos compatíveis já lançados no mercado internacional incluem-se apenas adaptadores e extensores das marcas Crestron e Kramer, entre outras menos conhecidas. No Brasil, o único fabricante que colocou algo do tipo à venda, que eu saiba, foi a Absolute Acoustics.

Meus amigos e conselheiros (quando se trata de cabeamento) Vinicius Barbosa Lima e Cristiano Mazza me contam que o padrão HDBaseT é excelente, mas ainda caro, e mais indicado a projetos de grande extensão. Seja como for, aos integradores recomendo que procurem, rapidinho, aprender mais a respeito. Pode ser o futuro!

Este vídeo, em inglês, gravado na última edição da ISE, exposição de displays realizada na Holanda em fevereiro, dá mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *