Um de cada três americanos com mais de 18 anos já usa tablet (um ano atrás eram 18%). E, quando a pesquisa foca na população entre 35 e 44 anos, a proporção sobe para 50%. Os dados fazem parte de um estudo divulgado neste fim de semana pela consultoria Pew, especializada em estudos de mídia (vejam aqui). Se alguém ainda tinha dúvida de que o futuro é mesmo móvel e digital…

No Brasil, não devemos estar muito longe disso. Segundo dados da Abinee, as vendas de tablets aumentaram nada menos do que 164% só no primeiro trimestre deste ano e já chegam bem perto das de computadores desktop (notebooks ainda lideram o segmento). Imaginem quanto seria se os preços fossem mais atraentes! Não conheço pesquisas sobre quantas pessoas já possuem esses aparelhos, mas basta entrar num shopping-center ou numa sala de embarque de aeroporto (na rua, infelizmente, não é aconselhável…)

Esses dados apenas confirmam que a queda na circulação de publicações impressas não acontece por acaso. Está sendo assim no mundo inteiro. O colega Ethevaldo Siqueira até postou no Facebook um interessante comentário a respeito, endereçado principalmente a profissionais veteranos da mídia impressa que estão perdendo seus empregos e reagem ofendendo as empresas… Pode até funcionar como desabafo, mas não vai mudar o curso da história. A indústria de mídia não tem saída a não ser se digitalizar, e isso inclui também a televisão e o rádio, cada vez mais colados na web.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *