Notícia do site CE Pro, dirigido a profissionais de projetos e instalação nos EUA, revela uma parceria que pode dar o que falar: Samsung e Crestron fecharam acordo para embutir controles de automação residencial em TVs smart. Não chega a ser propriamente algo novo; no ano passado, a empresa mineira Neocontrol mostrou na ExpoPredialTec um recurso semelhante, o MPlay, exclusivo para TVs Samsung.

Na verdade, trata-se de um app (sempre eles…) que integra uma série de controles: luzes, ar condicionado, cortinas motorizadas etc., tudo podendo ser acionado pelo controle remoto do TV. A Crestron ainda não divulgou detalhes sobre o seu produto, que na verdade marca uma virada na política da empresa, conhecida por produzir soluções fechadas. “Chegamos à conclusão de que precisávamos estar nesse mundo dos smart TVs”, diz o diretor de design da empresa, John Pavlik. “E a Samsung nos pareceu ter a melhor plataforma.”

Tradução: cada vez mais iremos ver, daqui para frente, recursos de automação integrados a aparelhos “de massa”. Não deve demorar até que outros grandes fabricantes lancem produtos semelhantes. Isso quer dizer que uma quantidade muito maior de usuários poderá ver (e até experimentar) essas inovações, inclusive (e por que não?) em lojas de varejo. Se serão bem demonstrados ou não, é outra conversa. Mas já é um começo e, quem sabe, uma oportunidade para os profissionais especializados que dominem essa tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *