A propósito do cinema brasileiro, a mesma reportagem diz que a média de bilheteria vem caindo. Foram 10 milhões de espectadores em 2007, contra 16 milhões em 2004. Na verdade, as bilheterias vêm caindo no mundo inteiro (até nos EUA), em função da crise econômica e – talvez mais importante – pela falta de bons filmes para se ver.

Me faz lembrar uma história que ouvi quando fui cobrir o Festival de Cinema de Cannes, em 1995. Na época, a imprensa francesa fazia campanha em defesa do cinema do País, convocando o público a trocar os blockbusters americanos pela produção local. Naquele ano, havia sido lançado “Parque dos Dinossauros”, que era a maior bilheteria mundial. Um produtor americano com quem conversei resumiu a história com uma frase cristalina: “Os franceses adoram seus filmes. E fazem tudo para defendê-los, desde que não tenham de assisti-los”.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *