Nest2Em 2011, poucos meses antes da morte de Steve Jobs, um de seus homens de confiança na Apple, Tony Fadell, decidiu sair da empresa. Fadell havia ficado conhecido como click-wheel man: foi dele a ideia original da tecla de comando do iPod (click-wheel), que segundo o próprio Jobs fora a maior inovação do produto. Talvez pressentindo que, sem o fundador, a empresa passaria por maus momentos, Fadell saiu para fundar, junto com um amigo, uma nova startup chamada Nest (“ninho”, em inglês). Sua ideia: investir num novo tipo de aparelho doméstico, capaz de fazer pelo consumo de energia aquilo que o iPod fizera pela música.

Pois nesta segunda-feira a Google Inc. anunciou a compra da Nest Labs pela mixaria de US$ 3,2 bilhões! É o primeiro passo concreto da gigante rumo ao segmento de automação residencial. Como se pode ver neste vídeo, a Nest – cujo principal produto é um termostato de parede com design que lembra as criações da Apple – parece trazer a criatividade em seu DNA.

A versão básica do aparelho (foto), sucesso nos EUA desde o ano passado, é ao mesmo tempo um sensor de temperatura e um medidor do consumo de energia; conecta-se à rede Wi-Fi e, portanto, pode ser monitorado a distância; numa versão mais avançada, inclui também detector de fumaça, emitindo alertas pela rede, e pode ser programado para desligar a rede elétrica ao identificar algum risco. “Cada pessoa nos EUA troca a temperatura de sua casa 1.500 vezes por ano”, calcula Fadell. “Isso representa metade da conta de energia. Nosso aparelho aprende as temperaturas que o usuário mais gosta e ajusta o ambiente de acordo, pelo seu sensor de presença. A economia é enorme.”

Certamente não era apenas nisso que o pessoal da Google pensava quando decidiu fazer a oferta de compra. A Nest tem acesso a dados sobre o consumo de energia em milhões de residências. Imaginem isso somado aos apps para Android, o uso do celular no automóvel e os investimentos da Google na área de robótica. Desse ninho devem sair muitos filhotes nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *