smart homeA palavra smart vem sendo tão utilizada ultimamente que às vezes as pessoas imaginam coisas. Dia desses, um amigo me perguntou se chegará um dia em que o computador será mais “inteligente” que o ser humano. Sugeri que assistisse a 2001 – Uma Odisseia no Espaço, filme de Stanley Kubrick lançado em 1968, em que o tal dilema é levado às piores consequências. Pois é, há 49 anos – o conto “The Sentinel”, de  Arthur Clarke, que deu origem ao filme, é de 1965 – já havia a resposta para a dúvida do meu amigo.

O “smart” atual (aliás, a palavra jamais é usada no filme) não se aplica apenas aos computadores, mas a tanta coisa… Vejam que a Samsung acaba de lançar, nos EUA e na Coreia, algo chamado Smart Home, por sinal já apresentado na última CES (detalhes aqui). Trata-se de mais uma plataforma, como se diz atualmente: todos os aparelhos da marca podem se conectar a um mesmo servidor remoto, passando a ser comandados por um único dispositivo – o mais comum, claro, é um smartphone ou tablet.

Exemplo dado pela própria Samsung: antes de dormir, você diz “boa noite” ao seu celular e este, automaticamente, vai desligando todos os aparelhos da casa que estejam integrados à plataforma, inclusive luzes, ar condicionado e até a geladeira (bem, esta provavelmente você não vai querer desligar; para isso, dá-se um jeito). A mesma plataforma permite checar, a qualquer momento, a situação da casa, ou melhor, dos aparelhos conectados, via smartphone.

aspirador

 

 

Para ter toda essa comodidade, tudo que o usuário precisa fazer é abrir uma conta no site Samsung Smart Home e ali cadastrar todos os aparelhos que quiser. Segundo o site especializado The Next Web, o presidente da empresa, Won Pyo Hong, quer logo trazer para o esquema sua linha completa de eletreletrônicos, incluindo o robô aspirador de pó ao lado e os gear fit, que são acessórios esportivos (por ex, medidores de pressão e batimentos cardíacos para uso em corridas).

Se depender dele, será tudo smart!

3 thoughts on “Samsung e a “casa inteligente”

  1. se alguem se empolgar, vale lembrar que automação depende muito de serviços para funcionar e conhecendo o pós venda da Samsung, da para ver no que vai dar!!!!

  2. Imagine todos esses eletrodomésticos smart te notificando para que você atualize o ChatOn no tablet e celular kkk, vai ser o inferno na terra.

  3. Muito boa essa iniciativa da Samsung. Quanto mais integrados e padronizados melhor será o funcionamento dos equipamentos. Parabéns ao fabricante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *