Conforme anunciado desde novembro, a Netflix começou neste domingo a oferecer streaming da sua série mais famosa, House of Cards, em versão Ultra-HD (4K). Segundo a empresa, por enquanto somente quem tiver um TV 4K com o aplicativo embutido, ou um TV com o decodificador HEVC (H.265), tem condições de assistir. E, claro, é necessária uma conexão de banda larga pelo menos quatro vezes mais rápida – a empresa fala em 20 megabits por segundo.

O site britânico HDTV Test publicou que está testando um TV Samsung HU8500 e que conseguiu fazer o streaming em 4K com algo em torno de 15.6Mbps. Fizeram até uma “tela de teste”, onde o usuário consegue comparar a qualidade com o tradicional Super-HD. Suas primeiras impressões indicam que “não há muita diferença”, vejam só, com exceção das cores mais brilhantes.

Seja como for, essa novo pioneirismo da Netflix certamente vai arrastar todos os fornecedores de conteúdo online a apressar seus planos em relação ao 4K. E dá-lhe banda larga para suportar tudo isso.

Sim, continua sendo – e continuará ainda por um bom tempo – um mercado de nicho. Exatamente como os carros Porsche, os vinhos Romanée Conti, os equipamentos Bang & Olufsen etc. Mas esse é apenas um detalhe. Já se pode afirmar que o 4K veio para ficar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *