Uma inédita pesquisa, realizada em 800 cidades americanas pela empresa Ookla e divulgada pelo The Wall Street Journal, mostrou o que muita gente imaginava, mas ninguém podia comprovar: a velocidade média das conexões de banda larga é bem inferior à divulgada pelas operadoras quando vendem seus planos. O estudo foi feito durante um ano e os dados já foram repassados à FCC, a Anatel de lá, que agora está sendo pressionada por entidades de defesa do consumidor para tomar medidas de punição.

Parece familiar? Sim, no Brasil a Anatel também realiza medições do gênero, mas não com essa transparência. Aqueles que defendem o governo brasileiro talvez queiram sorrir, ironicamente, com aquela atitude do tipo “tá vendo? Não é só no Brasil.” Pois é, já podemos dizer que, pelo menos em velocidade de banda larga, não estamos sozinhos.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *