drogba_2.jpgPesquisa da CEA (Consumer Electronics Association), divulgada esta semana, revela uma tendência que já havíamos detectado: 38% dos fãs de esportes nos EUA costumam assistir a seus jogos preferidos na web. Várias emissoras de TV americanas estão oferecendo essa opção em seus sites, assim como já faz a Globo aqui (através do Globo.com).

A diferença, lá, é que você pode baixar o jogo para seu computador e assistir na hora que for mais conveniente (e de graça). As emissoras buscam com isso aumentar sua receita publicitária, cobrando pelos banners e popups de seus sites – já que o faturamento da televisão está caindo mesmo, e parece que isso não tem volta. Detalhe: em 2007, eram apenas 10% os que viam esporte pela web.

Assim como o esporte pode ser a salvação da TV Digital, quando as emissoras de fato estiverem transmitindo boa quantidade de eventos esportivos (principalmente futebol, mas também Fórmula 1, vôlei etc.) a internet aparece como um excelente canal alternativo. Se as emissoras brasileiras souberem explorar essa opção, vão se dar bem.

Para quem quiser conhecer em detalhes a pesquisa da CEA, que custa US$ 399, aqui está o link:

http://www.ebrain.org/crs/crs_arch.asp?crscode=CRS330

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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