pio-kuro-lifestyle-webComunicado distribuído nesta quinta-feira pela Pioneer America Latina confirma o que já vinha sendo divulgado, extraoficialmente, nas últimas semanas: o grupo decidiu mesmo abandonar a produção de TVs. Irá concentrar-se em equipamentos de áudio automotivo e áudio profissional (para DJs), além de sistemas de navegação (veja este vídeo). Não ficou claro se continuam as linhas de áudio e vídeo domésticas, nem os players digitais (CD, DVD e Blu-ray), mas como a Pioneer é forte na área de discos de armazenamento, é provável que mantenha sua operação com o Blu-ray – que, afinal, é a bola da vez.

No comunicado, o presidente da Pioneer América Latina, Kazuishi Kaneko, diz que está em vigor um plano de reestruturação (não fala em demissões, mas em “otimizar a estrutura operacional visando a redução de custos”). E cita Colômbia, Venezuela, Chile e Argentina, nesta ordem, como prioridades. “Essa é uma maneira de combater a retração no mercado do Japão, União Européia e Estados Unidos”, explica o executivo. Sobre o Brasil, nenhuma palavra.

A decisão de não fabricar mais TVs de plasma vale a partir de março de 2010. Até lá, a empresa promete continuar dando suporte a quem adquiriu um desses produtos, inclusive honrando as garantias. No mês passado, o grupo anunciou prejuízos de US$ 1,3 bilhão no ano fiscal que termina em março, culpando a valorização do iêne e a crise da indústria automobilística, um de seus principais clientes. Isso forçará a demissão de 10 mil funcionários ao redor do mundo. 

Nesta sexta-feira veio a notícia que os acionistas mais temiam: a direção do grupo informou, segundo a agência Reuters, que não irá pagar dividendos relativos a este ano fiscal. É a primeira vez que isso acontece desde 1961, quando a Pioneer abriu seu capital.

Para quem entende de balanços financeiros, não é preciso dizer mais nada.

2 thoughts on “Pioneer diz adeus, mesmo.

  1. Vamos imprimir e emoldurar este seu comentário! Quando um cliente insistir em comparar preços de produto com a “concorrência” que oferece Pioneer, mostraremos isto a eles!!

  2. eu tenho varios aparelhos da pioneer são aparelhos de qualidade sinto que as tvs não derão certos mais continuo contantado com a marca da pionner , tenho home pionner dvds , são muitos bom ok guilherme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *