O TV a laser pode ainda não ter seduzido muitos consumidores – além da distribuição precária (e somente no mercado americano), o custo de US$ 7.000 por aparelho não ajuda nem um pouco. Mas a Mitsubishi, dona da patente, acha que pode convencer pelo menos aqueles mais preocupados com as questões ambientais. Para deixar claro que seu modelo LaserVue consome menos energia, a empresa deu início a uma campanha através das comunidades Facebook e Twitter, para conscientizar os usuários. Na sua página do Twitter, a fabricante japonesa convida todos a entrarem no seu grupo de compra de créditos de carbono (Mitsubishi Carbon Neutral Group). Para os primeiros 5.000 consumidores que se cadastrarem, a empresa promete doar 1 dólar a uma ONG dedicada a causas ambientais e ao desenvolvimento de energias renováveis. 

Não conheço os TVs a laser o suficiente para afirmar que eles realmente economizam energia. É o fabricante quem está dizendo. O que me disseram é que esses aparelhos esquentam demais, o que exige ventiladores mais potentes, que por sua vez consomem mais do que nos TVs convencionais. Será que não sai tudo elas por elas?

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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