isto_eO título acima me veio à lembrança ao ler hoje a notícia de que Daniel Dantas acaba de comprar a Editora Três, que publica – entre várias outras revistas – IstoÉ e IstoÉ Dinheiro. O furo foi dado na Folha Online pelo colunista Guilherme Barros, e a oficialização do negócio deve sair na próxima semana.

Como em tudo na vida, há nessa história um lado bom e um ruim. O bom é que dezenas (ou centenas? ou milhares?) de trabalhadores da empresa, que estão com salários atrasados, devem ter sua situação regularizada – pelo menos é o que promete o comprador, a quem, como se sabe, não falta dinheiro. Há anos a Editora Três vive de enganar seus funcionários, quando não os leitores, posando de defensora da livre iniciativa, enquanto se envolve em negócios mais do que estranhos. Recordo que tempos atrás associou-se ao ex-governador paulista Orestes Quércia, quando este tinha planos ambiciosos na política. Já defendeu também Maluf, Brizola, Garotinho e Lula, quando lhe interessava.

Bem, o lado ruim nem precisa ser muito detalhado. Daniel Dantas como dono de uma editora torna-se ainda mais poderoso. E, sabendo-se de suas inúmeras pendências judiciais, nem dá para prever o que ele é capaz de fazer. Infelizmente, é para isso que serve a imprensa no Brasil – em tempo: segundo a notícia, Dantas ganhou uma disputa em que concorriam também o Bispo Edir Macedo e o empresário Nelson Tanure, que recentemente levou à falência o jornal Gazeta Mercantil e também vive atrasando os salários no seu Jornal do Brasil. O que dá uma boa idéia de quem são as companhias de Domingo Alzugaray, dono da Três.

Mas, por que lembrei do título acima? Sim, foi uma criação da Veja, eterna rival da IstoÉ, quando anos atrás as duas revistas entraram numa acirrada polêmica. Após denunciar uma série de escândalos envolvendo a concorrente, acusada entre outras coisas de vender reportagens a políticos e empresários, Veja saiu-se com este primor de slogan: “IstoÉ, a revista mais vendida do Brasil”.

2 thoughts on “QuantoÉ?

  1. Vamos ver se o Lulla acha que essa revista faz parte da imprensa maligna.Maldita “Quanto é”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *