Começamos esta manhã mais uma edição (a 4a.) do Digital Home Workshop, voltado a profissionais de tecnologia de todo o País. O primeiro tema do dia foi “Como Vender Automação”, hoje um dos grandes desafios do segmento residencial. O palestrante, Carlos Dalmarco, da empresa Suonare, tocou em vários pontos cruciais para quem está nesse ramo: saber identificar os desejos e necessidades do usuário; atualizar-se tecnicamente através de cursos e treinamentos como o próprio Workshop; agregar valor aos projetos, em vez de simplesmente oferecer descontos no preço. Enfim, uma aula de marketing.

Mas o que mais me chamou atenção foi o que Dalmarco descreveu como “estratégia TBC”, que vem a ser: “tirar o bumbum da cadeira”. É o que muitos não querem fazer, preferindo reclamar dos fornecedores, criticar a concorrência e esperar que as coisas mudem. Dalmarco lembrou o caso de um instalador que se queixou dos fabricantes, por não oferecerem cabos de conexão junto com seus equipamentos. Em vez de ele próprio aproveitar a oportunidade e oferecer cabos aos seus clientes, preferiu reclamar!

São vícios que, infelizmente, ainda encontramos no dia-a-dia do mercado. Um dos participantes do Workshop veio me perguntar, por exemplo, se a CEDIA – que está iniciando atividades no Brasil – não pretende na verdade “roubar nosso mercado”. Para quem tem esse tipo de mentalidade, participar de eventos como esse é mais do que obrigação; é uma questão de sobrevivência.

Para conferir o Workshop ao vivo, o endereço é www.planetech.com.br.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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