Dificilmente veremos no Brasil aquele sonho de ter vários canais num só, como se previa na introdução da TV Digital. A Globo, hoje a única emissora que poderia gerar conteúdo para isso, já decidiu que não fará multiprogramação, preferindo se concentrar na alta definição.

Meu companheiro Vinicius Barbosa Lima me manda uma notícia do site Telecom Online, informando que o ministro Helio Costa promete punição às emissoras que adotarem esse formato. Só lembrando: no sistema digital, com a compressão do sinal, é possível compartimentar a faixa de freqüências que uma emissora utiliza (6MHz); com isso, pode-se gerar vários sinais digitais simultaneamente, e o telespectador em casa ganha a possibilidade de escolher qual deles quer assistir. Naturalmente, esses sinais não podem ser de alta definição (1080 linhas) porque esta consome muita banda. Mas a emissora pode, teoricamente, transmitir até seis sinais diferentes de resolução standard ao mesmo tempo.

Bem, era isso o que se pensava até o ministro vir com a história de que a multiprogramação ainda não está regulamentada. Num evento em São Paulo na semana passada, Costa disse ter captado com seu celular emissoras fazendo isso, e insinuou que são licenciadas da TVA. Como bem lembra Vinicius, não foi o próprio Helio Costa quem, na escolha do padrão japonês, citou a multiprogramação como um dos grandes méritos da TV Digital brasileira?

Bem, esse episódio é apenas mais um na galeria de piadas de mau gosto produzida por esse ministro – o mesmo que prometeu 700 mil conversores capazes de gerar interatividade e custando apenas R$ 200, entre outras abobrinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *