Impressionante a quantidade de leitores que estão se manifestando sobre a implantação dos novos conectores elétricos, a partir de janeiro. Independente de ser ou não uma mudança para melhor, é interessante ressaltar dois aspectos: a coisa foi muito mal explicada, e a maioria dos usuários tomou conhecimento do assunto apenas agora. Mais uma demonstração de como essas questões são (mal)tratadas no Brasil. A alteração vai afetar a vida de toda (ABSOLUTAMENTE TODA) a população, e vinha sendo mantida quase em segredo esse tempo todo. Pior: até hoje não vi ninguém do governo, dos fabricantes de equipamentos ou das distribuidoras de energia, se manifestar a respeito. Posso estar mal informado, mas esse é o tipo de assunto que mereceria uma grande campanha de esclarecimento público, não?

Dessa maneira, já dá para prever uma enxurrada de adaptadores “made-in-sei-lá-onde” sendo jogados no mercado e os usuários, desinformados, instalando-os na base da gatomania. Talvez as autoridades estejam esperando que alguém morra eletrocutado para tomar uma atitude mais responsável. Faz sentido.

10 thoughts on “A polêmica dos novos conectores

  1. O problema é que no Brasil, não são tecnicos ou especialistas que decidem, mas sim burocratas e ocupantes de cargos. Estes para não dizerem que não fazem nada, resolvem inventar a roda sem nunca terem andado de bicicleta. Agora com a Bolivarização do Brasil, isto tende a piorar.

  2. Eduardo, não acho que esse seja exatamente a raiz do problema. Eu apenas gostaria de saber quem vai fornecer esses conectores RIDÍCULOS… Será que são parentes de algum político que ajudou a aprovar essa lei???

  3. Os portugueses devem estar rolando de rir. Muda-se opadrão e compra-se adaptadores para manter o padrão antigo. Quem está ganhando com isso? esta é que é a quetão.

  4. Aparentemente este é um padrão que pretende ser mundial. O Brasil seria o primeiro país a adotá-lo. Vejam:

    http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1

    A dúvida é se os Estados Unidos um dia chegarão a adotá-lo. Caso contrário, dificilmente se estabelecerá como um padrão verdadeiro…

  5. Enquanto 46 paises adotam o modelo americano, 41, o modelo europeu, e nos, ate agora, a tomada universal, o Brasil da era Lula quer regredir. Provavemente os fabricantes do novo modelo sao laranjas dos pseudos tecnicos da ABNT. A impantacao desse sitema trara mais inseguranca, pois o jeitinho brasileiro jogara fora a nova tomada e introduzira os fios diretamente na tomada antiga.

  6. Sou funcionário público e conheço de perto como funciona a máquina pública. Poucas decisões tem base técnica. Não que haja corrupção, ou seja, desvio de dinheiro ou favorecimento de alguém ou um grupo empresarial. O que ocorre muitas vezes é mesmo falta de conhecimento para se decidir algo, ou, como falou o Eduardo, para não dizer que não fazem nada, inventam a roda.

  7. e depois fazem piadas sobre portugueses. eu penso que os burros não são eles não!

  8. Meus novos clientes estão tendo problemas, principalmente com os receivers e Tvs. Está se transformando em um verdadeiro festival de adaptadores. Até agora não consegui conectar um unico produto nestes novos conectores eletricos sem utilziar um adaptador.

  9. Meus Queridos internautas:
    Vejamos uma pequena retrospectiva: A mania dos nosso dirigentes que quererem fazer as coisas diferente:
    -Lembram do sistema BETAMAX adotado pelo Brasil em favor do VHS,um fiasco tivemos grandes prejuizos com aparelhos inúteis;
    – O sistema PAL-M, único no mundo. Lembram das famosas transcodificações para NTSC;
    – O nosso sistema de HDTV oriundo do Japão e MODIFICADO para uso no Brasil, tinha que fazer diferente..
    – E agora esse novo sistemas de plugues e conexões. Porque não adotar o sistema europeu ou americano a tantos anos em uso e demonstrando eficacia… Proxi passo iremos re-inventar a roda. É Brasil!!!!!!

  10. Prezados Senhores,

    Não devemos esquecer o plug padrão do telefone Brasileiro de 1978. Na época seria o correto adotar o padrão Americano RJ11c e alguma “muito nacional” ja desaparecida juntamente com Telebras impôs o plug padrão Brasileiro, o qual atualmente é fabricado com o receptaculo RJ11c no seu interior, tornando-se algo ridiculo.
    Será que em nosso país numa entidade de alto prestigio como a ABNT não existam profissionais que consigam enchergar tais absurdos. Até quando este FEBEAPA vai continuar em nosso pais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *