Outro dia, na Campus Party, a ministra Dilma Roussef comentou que a campanha eleitoral deste ano terá que ser disputada também na internet. Como se sabe, o PT contratou, a peso de ouro, o coordenador da campanha presidencial de Barack Obama para fazer o mesmo trabalho com Dilma (Obama usou de forma magistral as mídias online e isso foi fundamental na sua vitória). Agora, descobrimos que o pessoal do governo está aprendendo rápido. O site Convergência Digital revela detalhes da reunião promovida pelo presidente Lula, ontem, com representantes de entidades ligadas ao setor de telecom, para discutir o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Detalhes que vazaram graças ao Twitter: um dos participantes, devidamente autorizado, postou textos e fotos do encontro, que assim tornou-se público.

Talvez fosse exatamente o que queriam os defensores do Plano. Entre outras coisas, Lula disse que vai mesmo reativar a Telebrás para comandar o setor de banda larga e que o governo já reconquistou a Eletronet, estatal falida e desativada desde os tempos pré-privatização. No próximo dia 10, deve acontecer o anúncio oficial do PNBL, que já comentamos aqui algumas vezes. Com o, digamos, vazamento autorizado, Lula deixa claro que não deu bola para o projeto apresentado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com as operadoras, no qual mal se falava em Telebrás.

Mas nem tudo é tão simples. Por causa do vazamento, as ações da Telebrás dispararam nesta quarta-feira, com valorização superior a 20%, o que levantou suspeitas na CVM, órgão encarregado de fiscalizar o mercado de ações. Se for constatado que alguém se beneficiou do vazamento (exemplo: alguém que comprou muitas ações da empresa nos últimos dias), isso pode dar processo.

Em tempo: o autor do vazamento é Marcelo Branco, representante da Associação Software Livre.org, uma ONG que já recebeu milhões do governo Lula. Será mais uma mera coincidência?

1 thought on “Aprendendo a “twitar”

  1. Acho que não há coincidencia nenhuma, como tudo neste governo é previamente orquestrado. A questão é saber de quanto foi o lucro, pois não há sentido em reativar uma estatal para gerenciar algo, para a qual já existe uma controladora, ou será que a ANATEL virou uma mera coadjuvante nas telecomunicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *