Conversei hoje, aqui na IFA, com um rapaz chamado Maarten Tobias. Ele é holandês e trabalhou durante alguns anos na Philips. Fez parte do grupo que vinha desenvolvendo os displays 3D autoestereoscópicos, aqueles que não exigem óculos. Quando a Philips decidiu, em 2008, que o investimento necessário para tocar o projeto adiante era muito alto (e a crise mundial estava no auge), Tobias e mais alguns colegas que perderam os empregos decidiram continuar com suas pesquisas. “Nós acreditávamos que ia dar certo, e continuamos acreditando”, diz ele.

Pois é, o problema é saber o significado exato da expressão “dar certo”. Tobias acha que para os TVs autoestereoscópicos chegarem até as casas dos usuários comuns vai levar pelo menos uns quatro anos. Ou seja, quem gosta de 3D vai ter que cuidar bem de seus óculos. Nesse meio-tempo, ele acredita que haja mercado nas empresas, escolas e órgãos de governo que precisam de monitores de alta precisão. É o que a Dimenco – empresa que ele fundou com seus amigos – está propondo agora à própria Philips. Se tudo der certo, os primeiros TVs desse tipo estarão sendo entregues no final do ano, para clientes selecionados.

Bem, o que posso dizer é que o efeito 3D sem os benditos óculos é bem menos estressante (fiz até um vídeo, que logo estará disponível no hot site que estamos produzindo sobre a IFA). A Philips deve estar mesmo animada, pois reservou um bom espaço em seu enorme estande para demonstrar a novidade. E deu-lhe o nome de “3D do futuro”. O segredo, segundo Tobias, está numa tela especial, do tipo lenticular, que é aplicada sobre o display e faz a imagem se dispersar em várias direções, gerando a ilusão tridimensional. Isso, porém, só se consegue com sinal de altíssima definição, e esse também é um complicador – produzir esse tipo de imagem custa muito caro.

Mas já é um começo. Curiosamente, a Toshiba – que segundo a imprensa japonesa seria a primeira a mostrar 3D sem óculos – deixou a atração para outubro, na CEATEC.

3 thoughts on “Guarde bem os seus óculos!

  1. Como sempre o Japão lança as novidades tecnológicas ao mundo como O Playstation 3 , o Blue Ray ,o saudoso walkman e ,agora,a tv 3d sem necessidade de óculos!Pena que os japoneses lancem 1º nos mercados ricos como nos EUA e Europa.

  2. Acho que é uma tecnologia que veio para ficar, pois a maioria das pessoas, inclusive eu, acham muito incomodo o uso do óculos. Espero que a resposta final seja muito boa, e que estaja logo disponível para todos, a um preço mais accessivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *