Falando em Apple, esqueci de comentar aqui o que testemunhei na semana passada, numa das lojas Apple de São Paulo. Enquanto esperava um amigo, resolvi entrar e perguntar se poderia contar com a ajuda de um dos atendentes para tirar algumas dúvidas sobre meu Mac. A resposta foi: “Claro, é só trazê-lo aqui e se cadastrar no nosso esquema de horas-aula. Você paga R$ 160 por hora de atendimento e a gente tira todas as suas dúvidas. Se precisar de mais tempo, cobramos R$ 70 por hora adicional”.

Lindo, não? Impossível não pensar no contraste com a experiência que tive em duas Apple Stores de Nova York, meses atrás. Os atendentes passaram cerca de 30 minutos ouvindo e respondendo minhas dúvidas. Ninguém falou nada sobre “hora-aula” ou quanto seria cobrado por esse atendimento personalizado.

Qual será a diferença entre a Apple nos EUA e a Apple no Brasil? Deve ser por que aqui somos mais ricos e não nos incomodamos de pagar por informações que, por direito, já nos pertencem, pois pagamos ao adquirir o aparelho. Quer dizer, eu me incomodo.

5 thoughts on “Pague pelo que já é seu

  1. Orlando, essa aí foi demais viu! Brincadeira, só no Brasil mesmo.

  2. A loja da apple em Nova iorque perto do central park parece uma feira.
    A minha experiência lá foi péssima – filas enormes, confusão, não tinha o produto que queria etc. Muito melhor comprar na best buy, e pelo mesmo preço.
    Não entendo a histeria por tudo que a apple faz.

  3. Júlio, concordo contigo. Apple virou moda. As lojas Apple aqui no Brasil, seja dentro de uma Fnac ou numa franquia independente primam pelos preços simplesmente absurdos, abusivos. Pra quem gosta de ser explorado…

  4. Amigos, não é por nada, sou de Blumenau e não tenho vinculo nenhum com a loja da Apple que tem aqui, portanto não é propaganda gratuita, mas aqui os preços são os mesmos da Apple Store Brasil, o atendimento é show de bola e sobre o problema do Orlando, lá eles dão treinamento com custo sim, mas pra tirar dúvidas e ir lá conversar é free, não tem essa frescura de hora aula, o que é ridículo, diga-se de passagem. Claro que se quer algum serviço mais apurado ou manutenção tem que pagar, mas daí é normal.
    E a loja ainda conta com uns 3 técnicos certificados da Apple, tem uma porrada de certificado na parede. Aqui é diferente. Ainda bem.
    Nunca fui numa loja Apple nos EUA, mas acredito que lá o pessoal deve ser muito paciente e treinado para tirar dúvidas.
    ah, pra matar a curiosidade o pessoal de Blumenau é da http://www.hisolucoes.com

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