Os primeiros relatos dizem que foi um sucesso absoluto a estréia do sistema Super Hi-Vision, desenvolvido pela rede japonesa NHK e exibido pela primeira vez a uma platéia ocidental nesta 2a. feira, em Amsterdam, durante a edição 2008 da IBC (International Broadcast Conference). Em parceria com a BBC, os japoneses querem fazer deste um novo padrão para exibição de imagem large venue, ou seja, em grandes espaços.

Como já expliquei aqui, o Super Hi-Vision atinge resolução de 7.680×4.320, totalizando 32 milhões de pixels, ou seja, 16 vezes o Full-HD. A foto mostra uma das sessões de exibição. Bem, o evento é fechado para convidados, quase todos especialistas dos setores de TV, cinema, entretenimento e da indústria de projetores e displays. Mas, para se ter uma idéia da sua importância, a BBC instalou no centro de Londres um telão de 6 metros de largura com link via fibra óptica para Amsterdam. De lá, imagens geradas em altíssima definição puderam ser vistas à beira do Rio Tâmisa.

E mais: tudo coordenado a partir da sede da RAI, em Turim, Itália, onde um servidor processava os sinais para transmitir via satélite. Para quem gosta de especificações, vejam esta: o tal servidor comprime o sinal nativo do Super Hi-Vision, de 24 gigabits por segundo, para 140 megabits. E tudo saiu perfeito.

Segundo a BBC, o sistema ainda leva uns dez anos para chegar ao segmento doméstico. Mas, antes disso, há um enorme mercado de cinemas, centros de eventos, universidades, salas de conferência etc. a ser conquistado. E, em 2.012, a emissora irá comandar as transmissões das Olimpíadas de Londres, já em Hi-Vision. Todo mundo vai querer ver.

Comentário de Alex Lane, editor da revista What Satellite & Digital TV: “Acho que vou precisar de uma parede maior lá em casa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *